Salvatore Cosméticos integra informações e simplifica gestão de negócios

1

Produzir cosméticos dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade exigidos pela área da saúde e garantir a satisfação dos clientes têm sido a principal missão da Salvatore Cosméticos, que com apenas cinco anos de vida registrou um crescimento três vezes acima do estimado em 2013.

Os produtos de alisamento de cabelos da Salvatore chegaram também ao mercado internacional com exportações para África do Sul, Holanda e Espanha. A companhia planeja ainda neste ano ingressar nos Países Andinos. "Crescemos rapidamente e estamos organizando a casa para voos mais altos", comenta Karla Mello Fachiano, diretora administrativa e sócia da Salvatore Cosméticos.

Por sua produção ter atingido uma proporção muito grande, a empresa decidiu investir em uma solução de gerenciamento empresarial, ERP, que fosse capaz de suportar o crescimento planejado a médios e longos prazos. "Estávamos buscando um parceiro que nos apoiasse em todas as nossas necessidades de gestão empresarial e vimos na solução Symphony da Dataplace, uma plataforma em software completa, ou seja, com módulos para todas as áreas, que contempla as mais recentes exigências fiscais e tributárias impostas pelo Governo, e que nos permite ser mais competitivos, uma vez que teremos a informação correta, integrada e em tempo real", comenta a executiva.

A empresa adquiriu 30 licenças da solução Symphony Dataplace em janeiro de 2014 e após um mês da aquisição deu início ao processo de implantação. O projeto estimava cerca de seis meses para entrar em operação em todas as áreas da companhia, mas em apenas três meses a solução já tinha sido completamente implantada. "Estamos na fase dos ajustes finos, parametrizando algumas rotinas, mas o sistema já está rodando em sua plenitude", garante Alex de Oliveira, gerente financeiro da Salvatore Cosméticos. "Foi uma implantação em tempo recorde, como jamais havia presenciado em toda a minha experiência profissional com implantação de ERPs. Realmente foi surpreendente", comenta.

De acordo com o gerente financeiro da Salvatore Cosméticos, o tempo recorde de implantação é resultado do esforço conjunto de todas as equipes envolvidas no projeto, ou seja, um total de 31 profissionais, entre técnicos, consultores e funcionários da empresa.

Entre os principais benefícios apontados por Oliveira estão a agilidade e a integridade das informações que são extraídas da solução. De acordo com o executivo, hoje os gestores da Salvatore possuem uma visão total do negócio, podendo dar foco ao estratégico, melhorias e às atividades-fim da companhia. "A solução nos levou a uma mudança de cultura interna, que é necessária para o nosso crescimento. Ter uma visão 360° com todos os departamentos integrados é fundamental para planejar o crescimento e fundamentar as decisões", argumenta.

Outras rotinas que foram organizadas a partir da implantação do ERP da Dataplace estão relacionadas com o processo de compras. O sistema integra todas as etapas, desde a cotação de materiais, até a aprovação do pedido e o recebimento da mercadoria, dados que vão impactar diretamente no custo final do produto. "Hoje temos total controle de tudo o que entra e sai da empresa, com histórico de rastreabilidade, controle de estoques e tudo que envolve o nosso processo produtivo", analisa Karla.

O projeto

O projeto de implantação do Symphony Dataplace foi idealizado para ser implantado em duas etapas. Primeiro, foram implantados os módulos de Faturamento, Vendas, Compras, Gestão de Materiais, Gestão de Estoque, Gestão Financeira, Engenharia de Produtos e Manufatura. Em um segundo momento, entraram em operação os módulos de Folha de Pagamento e Contabilidade. No final, devido à agilidade das equipes, toda a implantação ocorreu numa única etapa.

"Hoje a Salvatore está rodando a solução Symphony Dataplace por completo, totalmente integrada, incluindo a parte fiscal e tributária que é mantida por uma equipe engajada e satisfeita com os resultados obtidos. O próximo passo é implantar ferramentas de BI e CRM, aprimorando a gestão da companhia", conclui Karla.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.