Produção. Sem ela nada existe!

2

A última fase de qualquer desenvolvimento ou manutenção de um sistema é necessariamente a produção. E esta é, em todas as empresas, o coração do funcionamento dos sistemas que garante a sobrevivência delas.

Por mais que o parágrafo acima seja uma verdade, as equipes que precedem a produção insistem em não aceitar (e muitas vezes a retirar) a importância que a produção possui para as empresas.

É comum ver desenvolvedores ou o pessoal de teste com críticas exageradas ao pessoal e aos processos para promoção de uma aplicação para a produção; todos dizem que os processos são extremamente engessados e burocráticos e que o pessoal de produção acredita que são os donos da empresa.

Por outro lado, o pessoal de produção resiste e barra toda e qualquer promoção à produção de qualquer sistema que não seja intensamente testada e homologada, mas quem será que tem razão?

Uma análise mais aprimorada nos leva a algumas visões: se a empresa possui diversos sistemas que garantem o funcionamento de todas as áreas, desde compras até a expedição, e todas elas estão interligadas por sistemas que controlam o bom funcionamento da empresa permitindo que ela economize em cada fase, melhorando os processos de manufatura e rentabilidade dos produtos imagine o que aconteceria se estes sistemas estivessem fora de produção. Fica claro que a grande maioria das empresas pararia de funcionar, desde um pequeno escritório de contabilidade até as grandes empresas de mineração ou bancos são intimamente dependentes dos sistemas que suportam seu funcionamento.

Se resta alguma dúvida, qual é a reação das pessoas quando entram em uma agência bancária ou em um supermercado e são avisados que o sistema está fora do ar?

Por outro lado servidores do ambiente de desenvolvimento ou de homologação parados em nada afetam a empresa. Alguns mais conservadores poderão repudiar esta afirmação, mas o fato é que as empresas podem ficar por um tempo sem publicar ou até corrigir alguns problemas de sistemas que estão em produção, mas é impossível uma empresa ficar por um longo tempo sem seus sistemas de produção. Experimente desligar os servidores de desenvolvimento e homologação e verifique qual será o prejuízo da empresa. Agora resolva desligar os servidores de produção e verifique por quanto tempo a empresa se manterá viva e, principalmente, se você permanecerá empregado.

Desculpe os desenvolvedores e analistas de teste e homologação, mas o pessoal de produção tem todas as razões de continuarem a serem exigentes com seus processos de promoção de aplicação.

Alberto Marcelo Parada, formado em administração de empresas e análise de sistemas, com especializações em gestão de projetos pela FIAP. Já atuou em empresas como IBM, CPM-Braxis, Fidelity, Banespa, entre outras. Atualmente integra o quadro docente nos cursos de MBA da FIAP, além de ser diretor de projetos sustentáveis da Sucesu-SP.

2 COMENTÁRIOS

  1. Sempre tive orgulho de participar da produção, de fazer acontecer, disponibilizar os processos aos nossos clientes.
    Mas agora vejo, como é verdadeira e correto os procedimentos para impantação de alterações em rotinas, e quão implica no impacto das alterações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.