TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Centro de Tecnologia Canavieira aprimora gestão operacional

Postado em: 02/02/2016, às 22:46 por Redação

Com a necessidade de otimizar as metodologias de trabalho já utilizadas e melhorar a gestão operacional, o CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, um dos mais importantes núcleos de pesquisa em cana-de-açúcar, investiu na implementação de um novo sistema de gestão. Com isso, garantiu mais agilidade e visibilidade aos seus processos; reduziu os custos operacionais e otimizou o conhecimento do negócio,

"O ERP escolhido foi o SAP ECC 6.0, em sua versão pré-configurada (Baseline). A plataforma é excelente e eleva a governança dos processos a outro patamar. No entanto, nós enfrentamos o desafio de atender a todos os cenários da empresa dentro de um sistema pré-estabelecido. Esse é um trabalho difícil porque o nosso negócio é muito específico", afirma Edélcio Moraes, CIO do CTC. "Para conseguir isso, o trabalho da Softtek foi primordial. A empresa entendeu nossa necessidade no que tange à rapidez da implementação e à robustez da solução", completa.

Outro desafio do processo, de acordo com ele, era o tempo de implementação. A companhia precisava que a solução estivesse 100% implantada até o fim de seu ano safra, que acontece em abril. Com isso, o prazo para o trabalho da Softtek era de seis meses. O novo sistema de gestão tem auxiliado a empresa no controle das informações e previsão de cenários. De abril até agora, o CTC teve 85 projetos controlados via SAP pelo módulo Project System (PS). Essa ferramenta é responsável por gerenciar todas as etapas de um projeto, de modo a tornar mais eficiente o controle de cada fase.

Com ela, foi possível processar nesse período mais de 2.800 elementos PEP (Plano de Estrutura de Projeto), organizando o fluxo de trabalho da empresa e otimizando o tempo dos colaboradores. Em média, foram processadas mais de 1.500 compras por mês nesse período, além de mais de 260 despesas de viagem, o que permite um controle de gastos extremamente rigoroso.

"Com a transparência e organização proporcionada pelo sistema, é possível ter total controle sobre o custo financeiro de um projeto e acompanhar passo a passo o seu desenvolvimento, com status que nos permitem avaliar se é viável encerrar algo que não será promissor ou direcionar mais investimentos para determinadas iniciativas", explica o CIO.

Ele também destaca que o sistema facilitou o trabalho do setor de cobrança do CTC. "Conquistamos uma estruturação no pilar financeiro da empresa que nos permitiu o monitoramento detalhado de caixa e receita, o que elevou muito a velocidade com que aferimos esses indicadores e tomamos decisões", observa.

O especialista afirma que a melhoria na governança da organização também se reflete em ganhos no tempo de fechamento contábil, atualmente encerrado até o quinto dia útil do mês, e no controle orçamentário. "Hoje, não é possível realizar nenhuma compra se o orçamento não estiver aprovado, o que facilita o controle dos projetos que desenvolvemos", diz.

Implantação

Aproximadamente 15 consultores da Softtek foram envolvidos nesse projeto que envolveu os módulos de Gestão Financeira (FI), Controladoria (CO), Controle de Imobilizados (FI-AA), Gestão de Viagens (FI-TV), Gerenciamento de Materiais (MM), Vendas e Distribuição (SD) e Sistemas de Projetos (OS), todos disponíveis no pacote da solução SAP ECC 6.0.

Com o objetivo de investir no desenvolvimento de variedades mais produtivas e agregar qualidade à produção de açúcar e álcool, o CTC tem focado os esforços da empresa em se tornar o principal centro mundial de tecnologias disruptivas da indústria sucroenergética e vencer o desafio de dobrar, de forma economicamente sustentável, a taxa de inovação do setor. E uma estrutura de Tecnologia da Informação bem implantada é uma aliada fundamental desse processo.  

Sobre o CTC 

O CTC ? Centro de Tecnologia Canavieira atua há mais de 40 anos no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o setor sucroenergético. As pesquisas abrangem os elos da cadeia produtiva de cana?de?açúcar, álcool, açúcar e bioenergia, permitindo agregar valor às diversas etapas do processo e contribuindo com a evolução equilibrada do setor.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top