Por que terceirizar o desenvolvimento de software e a gestão de infraestrutura de TI na sua empresa?

1

A evolução tecnológica vem transformando a maneira como as empresas fazem negócios.  A utilização massiva da Internet, a proliferação dos dispositivos móveis em todas as classes sociais, a Internet das Coisas (IoT) e a facilidade de acesso à informação em um mundo globalizado cada vez mais conectado,  convergente e definido por aplicativos e serviços, mudaram completamente o contexto e o ambiente de negócios em que as empresas estão inseridas.

A velocidade em que as mudanças e inovações tecnológicas acontecem é maior do que a das ações e reações das empresas, por maior que seja o investimento em tecnologia. As novidades aparecem diariamente, principalmente no comportamento dos consumidores e clientes. As gerações mais novas absorvem rapidamente essas tecnologias, valorizando a facilidade e usabilidade de produtos e sistemas. A propagação de boas ideias, práticas e conceitos é praticamente instantânea.  Há tempos a informação deixou de ser propriedade de organizações ou empresas, e  está disponível  e acessível na nuvem para qualquer um, à qualquer momento.

Hoje, mais do que nunca, as empresas precisam evoluir e transformar a sua maneira de fazer negócios. Neste cenário de mudança, a área de TI ganha importância em todos os segmentos para atender as demandas de um novo mercado muito mais ágil, rápido e competitivo.

O planejamento estratégico da empresa deve incluir uma estratégia clara para uma área de TI integrada, alinhada e comprometida com o core business da empresa. Por sua vez, o departamento deve manter o foco nos negócios, a atenção  em novas tecnologias e nas mudanças de hábito de seus clientes, com os olhos voltados para o futuro para evitar que a sua empresa se torne obsoleta ou defasada em relação aos seus concorrentes.

Com o agravante de um cenário de queda nas vendas já instalado em alguns segmentos em 2015, TI passa a ter principalmente um papel consultivo, onde a busca por melhores soluções e serviços para os negócios é agora uma  atividade contínua obrigatoriamente. Neste ano, com a exigência de uma maior participação e atuação muito próxima às áreas de negócios da empresa, TI deve propor e promover mudanças para a evolução dos negócios baseadas nessas tecnologias.

Com uma área de TI cada vez mais estratégica e tendo um papel de protagonismo dentro das empresas, é natural que cresça também a importância dos parceiros de outsourcing. A tendência é que, a partir deste ano, serviços básicos de TI, como de desenvolvimento de software e gestão de infraestrutura, sejam cada vez mais terceirizados pelas empresas, garantindo que a evolução dos sistemas e do ambiente tecnológico continue em curso enquanto a área interna foca sua atuação naquilo que é mais estratégico para o core business.

Luiz Afonso Silva Ardito, gerente de contas da Art IT.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário para Paulo Couto Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.