Como conduzir negócios digitais na nuvem híbrida

0

As empresas de hoje precisam digitalizar seus processos, personalizar as experiências de seus clientes e inovar em velocidade inédita. Mesmo assim, poucas companhias já implementaram as plataformas tecnológicas necessárias para realmente alcançar esses objetivos.

Felizmente, a nuvem híbrida surge rapidamente como a viabilizadora dos negócios digitais, com sua adoção sendo movida por três forças matrizes:

Uma delas é a própria natureza dos negócios digitais. A tecnologia avança e a disponibilidade de informação modificou as expectativas dos clientes para sempre. Os clientes esperam ser capazes de fazer o que quiserem, quando quiserem e com os dispositivos que bem entenderem; rápido, fácil e com serviço customizado. As companhias atendendo a eles devem suprir as expectativas, com novas gerações de aplicações de rápida transformação.

Outra é a necessidade imprescindível de se tornar e permanecer ágil. O negócio digital não é uma iniciativa aplicada somente uma vez: é um compromisso constante de trabalho diferenciado, de adaptação e interações rápidas. É um compromisso de ser, do início ao fim, alavancado pela tecnologia e conduzido por dados. Este tipo de velocidade requer uma plataforma ágil: a nuvem híbrida.

A força motriz mais imediata de diversas implementações é a redução de custos. As análises da McKinsey e da EMC concluíram que empresas em migração à nuvem híbrida podem reduzir seus gastos operacionais de TI em até 24%. Este é um número significante e, essencialmente, pode financiar as mudanças de pessoal e processos que rendem os outros benefícios da nuvem híbrida.

De onde vêm estes 24% em economia? Um gerenciamento mais eficaz rende economia em hardware, Telecom e gastos das instalações. Há, ainda, ganhos maiores em licenças e manutenção de softwares, considerando as operações integradas, simplificadas e automatizadas. Implementar a nuvem híbrida pode ser o catalisador para racionalizar o seu software de gerenciamento de infraestrutura e aposentar o que for subutilizado ou desnecessário.

A grande redução está no orçamento de gastos operacionais. A automação da nuvem híbrida reduz drasticamente a quantidade de trabalho necessária para instalação de novos softwares de aplicação, bem como no monitoramento, operação e ajustes na infraestrutura. Tarefas que costumavam levar dias agora são feitas em minutos ou segundos. Ao automatizar o trabalho manual, a nuvem híbrida traz a oportunidade de redução dramática de custos operacionais de TI, além da opção de se redirecionar essas economias para iniciativas mais novas e mais importantes.

No entanto, fica o alerta: instalar tecnologia de nuvem híbrida é necessária, mas não o suficiente para realizar a redução de custos. A TI deve operar de novas formas: do gerenciamento de infraestrutura às aplicações e entregas de serviços. São nesses pontos que as verdadeiras mudanças ocorrem.

A nuvem híbrida é também uma oportunidade de assegurar a TI no coração da execução dos negócios – entregando aplicativos e oferecendo serviços na nuvem. Isso solidificará o valor e a relevância da TI.

São os CIOs que mandam quando o assunto é a tecnologia a ser escolhida, de maneira que o negócio esteja onde deve em menos de três anos. A nuvem digital conduz os negócios digitais, enquanto diminui os custos e aumenta a agilidade. Ela é de fato um investimento estratégico baseado em uma forma mais flexível de trabalho, permitindo que as empresas mudem no futuro e acompanhem a evolução contínua do mercado digital.

David Goulden, CEO de Information Structure da EMC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.