Big Data – Por que não podemos ignorar?

0

Big data, expressão que ganhou repercussão nos últimos anos, se refere a uma série de soluções tecnológicas que possibilitam processar e analisar enormes volumes de dados em tempo real, com velocidade e variedade inéditas até os dias de hoje.

Segundo levantamento da Frost & Sullivan, Strategic Analysis of the Brazilian Companies Investments in ICT, até o final deste ano mais de 34% das empresas brasileiras terão iniciado investimentos em big data analytics.  Essa análise de dados representa um diferencial para as empresas, pois permite compreender o que o cliente valoriza, precisa e deseja.

Se uma empresa souber como utilizar os dados que têm em mãos, terá maior agilidade e assertividade para a tomada de decisões. Isso se traduz em ações como melhorar um produto, criar uma estratégia de marketing mais eficiente, cortar gastos, produzir mais em menos tempo, evitar desperdício de recursos e disponibilizar serviços para um cliente  da maneira mais personalizada possível.

Por fim, podemos dizer que a tecnologia atua além das pesquisas convencionais e passa a assumir um papel de análise de negócios, detecção de fraudes, entre outros. Sua implantação inicial e desenvolvimento requerem alguns custos, porém o resultado final faz valer todo o investimento. Com a tendência ao aparecimento de novos recursos no ramo, big data é uma realidade que deve atingir em breve pequenas e médias empresas, impulsionando novos negócios.

Luiz Temponi, CFO da Hekima, empresa de Big Data Analytics.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.