Sua opinião é realmente sua?

1

Já não é novidade o funcionamento dos algoritmos responsáveis pelos parâmetros de entrega de conteúdos e conexões das redes sociais. Teoricamente, os conteúdos sociais que temos acesso são favoráveis à nossa opinião e, de certa forma, nos poupa tempo de busca por uma melhor experiência social. Não apenas conteúdos, mas assuntos, marcas e até posicionamentos políticos são priorizados em meio a um número quase indigesto de posts e mídias entregues por um feed social.

Desconsiderando os impactos provenientes de uma eventual polarização partidária, eventuais bolhas de opinião e clusterizações de audiência desses ambientes, o problema começa a ficar mais evidente quanto essa mesma lógica atinge o mercado de consumo – saindo das redes sociais.

Aquela dúvida que acaba surgindo quando você busca uma passagem aérea e, a partir da segunda consulta pelo mesmo trecho – mesmo que em outro site – aparenta a ter um preço consideravelmente mais alto. Aquele produto que você visualizou com um clique no Instagram ganha prioridade em um e-commerce por um preço questionável. O contato que você adicionou no telefone começa a aparecer como uma sugestão de amizade em uma rede social.

Tudo isso faz parte de uma estrutura de dados interligados sobre você, seus gostos, preferências e características sociais, compartilhado por grandes players da indústria do consumo, comunicação e marketing digital.

Até agora nada é novidade, mas começa a ser quando você consegue perceber que as opções que você tem para tomar uma determinada decisão não representam efetivamente todo o espectro possível. Isto é, sua opinião é determinada pelo que você recebe de informações. Se o universo o qual você é exposto é limitado, você tecnicamente está sendo manipulado.

Baseado na teoria de que conhecimento é liberdade – e você acredita conhecer todas as opções para tomar uma determinada decisão – você possui uma liberdade restrita às camadas informação entregues à você. Logo, o maior problema não é você não ser livre, mas acreditar ser, o que garante que você nunca buscará a liberdade.

De fato, a utilização de um algoritmo para determinar o que recebemos de informação e como somos lidos e interpretados pelo mercado da comunicação, é algo – na maioria das vezes – positivo sob o aspecto de curadoria e negativo sob o aspecto de imparcialidade.

A única forma de entender isso, é controlar como buscamos e consumimos informação: a partir de dispositivos seguros. Absolutamente seguros, de ponta a ponta. Afinal de contas, você precisa conhecer o todo para opinar sobre algo específico, não é mesmo?

Renato Rosa, consultor em experiências de marca, atua na concepção e posicionamento das plataformas SIKUR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.