DCIM ou BMS? Entenda qual deles você realmente precisa para gerenciar o Data Center

0

Na hora de optar por um sistema de gestão do Data Center, muitas dúvidas pairam entre executivos e profissionais da área de TI. E a principal delas é sobre qual solução escolher. Hoje existem várias ferramentas no mercado para monitoramento e gerenciamento, sendo o BMS e o DCIM as mais completas. Mas, para determinar a ferramenta mais adequada a cada necessidade é preciso, antes de tudo, conhecer e entender as principais diferenças das soluções para seu projeto.

O BMS (Building Management System) é um sistema predial (Facilities) baseado em uma ferramenta computadorizada capaz de monitorar e controlar equipamentos. As integrações podem chegar ao nível de energia, monitoramento ambiental, ar condicionado, ventilação, aquecimento, iluminação, circuito fechado de televisão (CFTV), controle de acesso, elevadores, detecção de alarmes contra incêndio, entre outros subsistemas.

Já o DCIM (Data Center Infrastructure Management) é um sistema focado na Gestão do Data Center. Conta com ferramenta para ambiente de missão crítica e permite um olhar completo e a tomada de decisões para uma operação assertiva. O DCIM fornece informações detalhadas da infraestrutura e realiza o monitoramento dos parâmetros físicos e lógicos. Dentre os itens observados, estão: acompanhamento e avaliação de recursos (equipamentos), gestão de ativos de TI, consumo de energia, planejamento de capacidade, mapa térmico, gerenciamento do cabeamento lógico e monitoramento de eficiência energética do Data Center, podendo ter inúmeros recursos em função do fabricante da solução.

Assim, se a sua necessidade com relação ao Data Center se restringe ao monitoramento em nível predial de ar condicionado, ventilação, aquecimento, iluminação, circuito fechado de televisão (CFTV) e controle de acesso, por exemplo, a solução mais indicada é o BMS.

Por outro lado, o monitoramento de recursos de disponibilidade e gestão de TI pede o DCIM. Vale destacar que o Data Center Infrastructure Management pode aproveitar as informações do BMS existente e, por meio de protocolo aberto de comunicação, ser integrado a ele, reduzindo custos para implementação, com a utilização da base instalada.

E lembre-se: para entender melhor as diferenças entre as soluções e optar pela que mais atenda às suas necessidades, é fundamental contar com uma empresa especializada, tanto em TI quanto em infraestrutura física.

Maurício Barros, gerente de Automação na Aceco TI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.