Secretaria da Fazenda de Pernambuco implanta soluções de suporte à decisão

0

Após vencer licitação pública promovida pelo Estado de Pernambuco e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 2013, a Neurotech está executando o projeto para o desenvolvimento de soluções para a Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ-PE). O projeto consiste no desenvolvimento de cinco soluções para suporte à decisão no planejamento e execução de ações fiscais e previsão de arrecadação, juntamente com o fornecimento de parte da plataforma de software (Sistema de Suporte à Decisão) da Neurotech, além de treinamento da equipe interna da SEFAZ-PE para autonomia no desenvolvimento de futuras soluções.

O modelo para efetividade da arrecadação é o mais complexo já desenvolvido pela equipe da Neurotech ao longo dos seus 15 anos de experiência. Ele é um projeto de Big Data Analytics que envolve diversas áreas da instituição, todos os segmentos econômicos, todas as possíveis ações ficais, diversas fontes de dados em diferentes níveis de informação e imenso volume de dados.

"Um dos principais objetivos da Secretaria é fazer o contribuinte arrecadar o imposto definido na lei, preferencialmente por meio de esclarecimentos. Projetos dessa natureza permitirão a SEFAZ-PE passar cada vez mais a ter ações preventivas. No mundo ideal, multas não seriam necessárias", afirma Paulo Adeodato, sócio responsável pela estratégia de inovação da Neurotech.

A licitação envolveu seis empresas participantes e duas etapas pelo método de Seleção Baseada na Qualidade (SBQ). A Neurotech venceu, tendo como um dos diferenciais a sua forte pontuação nos critérios técnicos. Em licitações julgadas pelo método de SBQ com verbas do BID, a parte técnica chega a valer o maior percentual da nota para projetos de alta tecnologia, como este.

Em maio, o desenvolvimento do modelo de previsão de arrecadação foi iniciado e já apresenta resultados positivos que estão sendo aprimorados e sistematizados na plataforma de software para finalização no final de agosto.

Em junho, o software foi fornecido à SEFAZ-PE e foi iniciado o desenvolvimento da solução para melhoria da efetividade de arrecadação cuja implantação se dará em dezembro de 2014, concluindo as entregas previstas para o ano de 2014. Mais três soluções estarão sendo desenvolvidos e implantados em 2015, com objetivos em parcelamento de créditos tributários, ações fiscais em fronteiras e detecção de empresas fantasmas.

Inovação

As equipes de inovação e de modelagem da Neurotech estão participando ativamente do projeto que está na sua fase mais crítica. Seguindo a metodologia CRISP-DM (CRoss-Industry Standard Process for Data Mining) adotada pela Neurotech, o projeto está na fase de "entendimento do negócio" na qual uma "condição indesejável do negócio" a ser tratada é convertida em um problema algorítmico cuja solução pode ser automatizada por meio de inteligência artificial embarcada em um sistema de suporte à decisão.

Concluídos os projetos contratados, a SEFAZ passará a ter um ambiente decisório que combina o conhecimento técnico-científico extraído dos dados da operação, com o conhecimento dos seus auditores sobre arrecadação, alavancado pela agilidade que a automação de um sistema de suporte à decisão agrega. O planejamento que hoje é bimestral passará a ser feito mensalmente. No futuro, a SEFAZ poderá vir a desenvolver modelos para atuar no nível decisório de "nota fiscal eletrônica", além do nível decisório "contribuinte", objeto de modelos deste projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.