Siemens apresenta novas funcionalidades para fábrica digital

0

Com a nova versão do TIA Portal (Totally Integrated Automation) V15 – plataforma de engenharia com uma ampla gama de funcionalidades para Fábrica Digital e Indústria 4.0, a Siemens está ampliando sua plataforma para incluir uma série de funções de digitalização para reduzir o tempo de engenharia. Entre as principais inovações estão a expansão da possibilidade de aplicações, ampliação do portfólio de digitalização, padronização e maior eficiência

Um dos destaques em termos de expansão de aplicação do TIA Portal V15, é uma nova plataforma multifuncional capaz de integrar aplicações em linguagem de alto nível e sistemas de acionamento em um mesmo equipamento, incluindo também testes de aceitação de segurança, integração de funções de manuseio e cinemática 2D a 4D nos controladores SIMATIC S7-1500, além da conexão e programação de robôs. A inclusão da plataforma multifuncional no portfólio dos Controladores Avançados SIMATIC S7-1500 agora permite que aplicações de linguagem de alto nível sejam facilmente criados e reutilizados com C/C++ e ferramentas de programação comercial, como o Eclipse. A integração do SINAMICS S120 e outras famílias de acionamento possibilita que o portfólio completo de acionamento da Siemens seja configurado, comissionado e diagnosticado em uma só ferramenta, o TIA Portal. Outro recurso novo é o teste de aceitação de segurança guiado por Wizard para a família de acionamentos SINAMICS G. Com as CPUs de nova tecnologia do Controlador Avançado SIMATIC S7-1500, as funções de manuseio com cinemática 2D a 4D podem ser programadas, simuladas e comissionadas com facilidade e eficiência no TIA Portal, por exemplo, com robôs com eixos cartesianos, roll pickers, robôs Scara e pickers Delta. As funções do robô também estão disponíveis no TIA Portal V15. Os fabricantes de robôs, como Kuka e Yaskawa, já disponibilizaram as bibliotecas para a programação dentro do TIA Portal. Outros fabricantes, como Denso e Stäubli, também devem lançar bibliotecas em breve. Desta forma, as tecnologias de controles e robôs crescem cada vez mais próximas, e o TIA Portal oferece uma solução uniforme que engloba desde a engenharia até a operação de robôs.

A expansão do portfólio de digitalização do TIA Portal V15 está nas funcionalidades OPC UA e comissionamento virtual. As funcionalidades OPC UA foram ampliadas para o Controlador Avançado SIMATIC S7-1500, melhorando e simplificando a comunicação vertical e horizontal padronizada entre as máquinas e os dispositivos na fábrica, e o nível MES/SCADA/TI (Sistema de Execução de Manufatura/Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados). A expansão também permite que as soluções de automação sejam implementadas de acordo com padrões específicos da indústria, como o PackML da OMAC (Organização para Automação e Controle de Máquinas) ou Weihenstephan. O comissionamento virtual permite a validação virtual da solução de automação, antes mesmo que a maquina seja montada fisicamente, com interação total entre componentes de controle e sistema mecatrônico de um sistema. O coração da solução Siemens é o Controlador Virtual Avançado S7-PLCSIM para SIMATIC S7-1500. Isso possibilita a simulação de várias funcionalidades do controlador e o controle dos modelos de sistemas virtuais. Desta forma, a automação e a engenharia mecânica ficam sincronizadas antecipadamente, considerando o ciclo de fabricação de um produto, encurtando muito o prazo do desenvolvimento virtual até o comissionamento real.

Com relação à padronização e maior eficiência da engenharia, a nova versão do TIA Portal se concentra no trabalho em equipe e no diagnóstico aprimorado de máquinas e sistemas. A marcação automática de objetos alterados, sejam eles onlide ou offline, foram aprimorados para trabalho em equipe com a Engenharia de Múltiplos Usuários na plataforma. O gerenciamento de alterações também foi modernizado no servidor de múltiplos usuários, incluindo o histórico de mudanças e os comentários, o que ajuda a melhorar a sincronização de alterações da equipe. Para o diagnóstico de máquinas e sistemas, o pacote SIMATIC ProDiag foi ampliado para incluir o monitoramento de módulos fail-safe e a análise de critérios para alarmes ProDiag. O display S7-Graph Control na HMI (interface homem-máquina) do SIMATIC, que também foi modernizado, aprimorou o diagnóstico e a visualização de sequências de máquinas e erros de aplicações diretamente no dispositivo do operador no sistema. Por exemplo, pela primeira vez, o operador pode verificar a verdadeira causa da falha, com uma exibição da linha de programação diretamente na IHM ou Supervisório.

TIA Portal

O TIA Portal (Totally Integrated Automation) da Siemens, lançado em 2010, permite que os usuários realizem tarefas de automação e acionamento de forma rápida e intuitiva usando configurações eficientes. A arquitetura do software é projetada para alta eficiência e facilidade de uso, além de ser adequada para usuários novos e experientes.

Oferece um conceito de operação padronizada para controladores, interfaces homem-máquina (HMI) e acionamentos, e para armazenamento e consistência de dados compartilhados, por exemplo, durante a configuração, comunicação e diagnóstico, além de oferecer bibliotecas robustas para todos os objetos de automação. A engenharia simples do TIA Portal facilita o acesso completo a todo o espectro de automação digitalizada, incluindo planejamento digital, engenharia integrada e operação transparente. Além de PLM (gerenciamento do ciclo de vida do produto) e MES (sistemas de execução de manufatura) no Digital Enterprise Software Suite, o TIA Portal complementa a variedade holística de software da Siemens disponível para empresas que estão migrando para a Indústria 4.0.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.