6 inovações em Iot para o mercado de transporte

0

No Brasil a indústria de rastreamento veicular juntamente com o segmento financeiro, mais precisamente meios de pagamento (a famosa maquininha do cartão de crédito) foram as primeiras que adotaram tecnologias de IoT (Internet of Things na sigla em inglês ou simplesmente Internet das Coisas).

No caso da indústria de rastreamento, ferramentas de geolocalização tem sido muito úteis auxiliando uma série serviços como: táxis, ônibus, ambulâncias, caminhões, entre outros. Já existem sistemas de rastreamento de frotas de veículos através de sensores criados para monitorar velocidade, quilômetros por litro, número de paradas e como está o desgaste mecânico. Todas essas informações são agrupadas e detectam problemas de reparos nos veículos, por exemplo, permitindo que possíveis reparos possam ser agendados sem interromper o processo logístico.

Porém as empresas inovadoras, com visão de 'futuro' na área de gerenciamento de frotas tem se questionado: Como a IoT pode torná-las cada vez mais eficientes, principalmente com o crescimento e adoção de mais redes 4G. Aplicações mais complexas estão tornando-se cada vez mais comuns. Há seis inovações que os gestores deste setor não podem deixar passar desapercebidos nos próximos anos, informações minuciosas farão muita diferença. Vamos conhecê-las:

Como gerir a manutenção da frota?

Certamente algumas perguntas são frequentes. O veículo está aquecido? Os freios estão funcionando corretamente, os pneus estão gastos? Sensores embarcados permitirão que as organizações otimizem a manutenção, o que manterá veículos rodando por mais tempo, de maneira mais segura e quando a manutenção for necessária, ela será programada.

E o trânsito?

A leitura do trânsito antecipada poderá alterar rotas para diminuir o tempo de entrega, ou evitar rotas problemáticas (esburacadas ou com reformas) ou ainda, perigosa. Um bom planejamento aliado a uma operação eficiente pode, não só diminuir o tempo de entrega, mas diminuir os riscos de deslocamento inerentes ao nosso país. Informações que reduziram custos e evitará problemas e desperdícios.

Há dados estratégicos sobre o transporte?

As transportadoras sabem o que transportam, mas elas precisam de mais informação, para oferecer um serviço melhor. Para cargas refrigeradas, a temperatura necessita estar adequada. No caso de carga frágeis, a carga necessita de cuidados específicos e segurança. E no caso de cargas vivas, elas estão bem? Hoje as empresas têm essas informações da forma como necessitam?

Comportamento do Motorista

Qualquer processo que envolve pessoas, submerge riscos. Tecnologias de rastreamento, podem identificar comportamentos e perfis dos motoristas, ofertando para organizações sugestões de treinamento ou de estruturação de equipes. Os custos irão diminuir.

Eficiência Energética

Como é possível medir velocidade, aceleração, consumo de gasolina, tempo do motor ligado com o veículo parado, entre outros. O planejamento acertado pode reduzir custos de combustível, óleo e partes e peças do veículo.

Gestão dos dados e mais dados e dados

O IoT permite a medição de tudo, contudo nada adianta medir se os dados captados não são estruturados e analisados sob a ótica da eficiência da empresa, da lucratividade dos acionistas e segurança dos funcionários, veículos e cargas. O gerenciamento de frotas adotou IoT de uma maneira rápida, porém toda essa miríade de possibilidades não está disponível para todos. Implementar todas as opções acima não é tarefa simples e o custo é um dos principais fatores a impedir a rápida adoção. É muito custoso construir, conectar, medir, analisar, manter e melhorar sistemas de IoT, ainda mais quando falamos de rastreamento veicular em frotas. IoT deixou de ser um luxo para ser uma necessidade, no Brasil a frota de 5 milhões de veículos rastreados cresce entre 50.000 a 100.000 novos veículos por mês. E o que fazer? Há alternativas! A indústria de IoT entrega uma enormidade de soluções em pacotes únicos, tome como base estas cinco áreas críticas:

  • Equipamento – para muitas empresas, grandes ou pequenas é verdadeiramente um desafio encontrar o rastreador e a plataforma de monitoramento correta, porém a boa notícia é que existe no Brasil uma infinidade de opções.
  • Conectividade – pode parecer obvio, mas conectividade é mais do que parece. A comunicação por sí só, precisa ser monitorada, por uma plataforma de gestão de dados, e a mesma precisa ser confiável. Hoje uma das referências no mercado é o Porthos Lat, plataforma pioneira em gestão de conectividade no Brasil, que monitora todo o consumo de linhas de dados. No quesito confiabilidade é a única que mantém um data center próprio para IoT no Brasil, seu tempo de indisponibilidade em 2016 foi de apenas 2 horas.
  • Segurança – os dados gerados por uma aplicação IoT são proprietários. É com essa informação que as operações da empresa serão otimizadas e destacar-se-ão no mercado, portanto proteger estas informações são de suma importância para o seu negócio.
  • Escalabilidade – o mercado brasileiro de rastreamento cresce muito e rápido, soluções de IoT precisam estar prontas para este crescimento, não só do ponto de vista de quantidade de equipamentos, mas também da quantidade de características de cada equipamento.
  • Manutenção – não é só desenvolver e implementar uma ótima solução de IoT, é preciso mantê-la funcional. Desde o desenvolvimento uma solução de IoT deve considerar o impacto da manutenção no negócio.

Sérgio Souza, managing director, da KORE TM Data.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.