O caminho da digitalização dos negócios

0

A rápida transformação digital das organizações é inegável. Mais de 80% das empresas latino-americanas admitem, em recente estudo elaborado pelo Centro de Transformação Digital do gA,  ter adquirido novas tecnologias para impulsionar seus negócios e assim poderem  crescer no novo cenário. No entanto, apenas 20% obtiveram um retorno  positivo em decorrência deste investimento.

A incorporação de novas tecnologias é necessária para iniciar a jornada para o mundo digital. Mas a sua adoção deve ser acompanhada por uma transformação cultural e um compromisso de criar valor no novo ambiente digital.

O paradigma de implementar tecnologias em processos com a promessa de melhorar os resultados de uma organização já é coisa do passado. Não há tempo para analisar, projetar ou construir soluções que, quando implementadas, não sejam mais funcionais para os negócios. Em vez disso, hoje é necessário entender o que  cada empresa precisa de fato, processar uma enorme quantidade de informações, conseguir transformar a capacidade operacional dos processos e adotar as mudanças no prazo. Tudo simultaneamente, em um ciclo contínuo.Para isso são necessários:

– Conhecer a verdadeira face do processo: Hoje, processos altamente sistematizados deixam impressões digitais que revelam o verdadeiro comportamento do negócio. As pesquisas tradicionais baseiam-se no conhecimento e na opinião de seus analistas e participantes. Atualmente, os algoritmos de Process Mining permitem aplicar Inteligência para encontrar problemas (gargalos, desvios) com total transparência e objetividade, permitindo corrigir e melhorar os processos em tempo real.

– Acelerar a mudança da Inteligência Artificial: Quando o conhecimento não é compartilhado, a parte perde tudo. Os métodos tradicionais de treinamento, como documentação, portais de informação e capacitação, devem ser acompanhados por assistentes digitais. Estes, de forma natural e amigável, ajudam a disseminar informações e lições sobre os processos e seus regulamentos em tempo real, aprendendo com a interação com os usuários.

– Robotize para potencializar: Sistemas complexos suportam processos que, se não integrados, geram cargas operacionais que desperdiçam tempo e talento. Hoje existe a possibilidade de o dono do processo adotar sua robotização e facilitar as melhorias e a redução do tempo nas tarefas.

Mas isso não é suficiente. A tecnologia parece ser um atalho, mas o ponto-chave dessa rota está no gerenciamento da mudança e do fator humano.Além disso, a cultura de uma empresa deve ser um facilitador em todo o conjunto da transformação digital. Caso contrário, você pode se tornar o bloqueador principal. É necessário garantir que a mudança cruze toda a empresa e seja compartilhada de ponta a ponta. A tecnologia implementada pode ser a melhor, mas se não for acompanhada internamente com a gestão do talento humano e seu entendimento, será inútil.

Não participar do processo de digitalização não é mais uma opção. Escolher uma posição digital clara é uma oportunidade; não fazendo isso, um risco.

Carlos Henrique Marques, diretor do gA Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.