Solução móvel para suporte a decisões médicas é lançada no Brasil

0

A Wolters Kluwer Health, fornecedora de informações para profissionais e estudantes da área da saúde, anuncia o lançamento no Brasil da nova solução UpToDate Anywhere, já disponível nos EUA e Europa, que permite aos hospitais e instituições de saúde fornecer aos médicos acesso remoto, via dispositivo móvel, ao recurso de suporte a decisões médicas utilizado por mais de 850 mil médicos em 164 países e presente em 90% dos centros médicos acadêmicos dos EUA.

Os usuários do UpToDate Anywhere no Brasil beneficiam-se ainda do recurso Search in Your Own Language (Busque em sua própria língua). Trata-se de um conjunto customizável de ferramentas de busca e navegação em linguagem local, que possibilita aos médicos pesquisar questões clínicas em português. Utilizando um sistema de tradução (cuja patente ainda está pendente), para busca de termos clínicos em nove línguas, a intuitiva característica de auto completar prediz palavras ou frases em uma linguagem clínica nativa, entregando resultados mais rápidos e agilizando o processo de obtenção de respostas.

Saude digital mobile"O UpToDate tem sido amplamente adotado em todo o hospital da Unimed Vale do Caí. Em pouco tempo, eu estou vendo o UpToDate sendo usado em uma variedade de departamentos – cuidados intensivos e cardiologia, por exemplo," diz o Dr. Everton Brochi, cardiologista e diretor da Unimed Vale do Caí. "Usando um iPhone ou um Android, o acesso móvel ao UpToDate é rápido e fácil, à beira do leito, no consultório ou em casa. A experiência serve também para introduzir a solução pela primeira vez para muitos dos nossos médicos e avançar nossa estratégia de tecnologia de saúde móvel.

Localizado em Montenegro, Rio Grande do Sul, a Unimed Vale do Caí (UVC) é um hospital privado de 110 leitos, com mais de 150 médicos e 560 profissionais especializados, que contam com o suporte da solução  para respostas clínicas confiáveis e atuais.

No Brasil, já utilizam o sistema UpToDate várias instituições de saúde, médicos e estudantes de medicina. Quatro dos cinco hospitais brasileiros presentes na lista LATAM Top 20 são usuários da solução. "Levando em consideração que a nossa missão é melhorar a qualidade e a eficácia da saúde em todo o mundo, a ideia é ajudar médicos, independente do local onde estejam, no leito do paciente, na clínica ou em qualquer lugar, a encontrar as melhores respostas para as suas perguntas", ressalta a Dra. Denise Basow, vice-presidente e diretora geral UpToDate, da Wolters Kluwer Health soluções médicas.

Suporte mobile a decisões médicas
Uma pesquisa mundial recente realizada pela companhia revelou que médicos e instituições de saúde estão cada vez mais implementando estratégias móveis de saúde e estimulando a adoção de dispositivos, como o iPad, como ferramenta médica. A pesquisa mostra ainda que 77% dos médicos usam smartphones durante sua prática e 70% empregam dispositivos móveis para o suporte a decisões médicas. Com o UpToDate Mobile App os médicos obtêm respostas úteis às suas perguntas ainda no local do atendimento, ou seja, no consultório, em casa ou em qualquer lugar.

O app está disponível para as plataformas móveis iOS, Android e Windows 8, bem como em qualquer navegador de Internet. Mais de 248 mil médicos já estão usando o UpToDate Mobile App no mundo todo.

Por meio de um pacote personalizável de pesquisa e ferramentas de navegação, o sistema móvel permite a busca por respostas a perguntas médicas no idioma desejado. Esse recurso otimiza as pesquisas por informações médicas e recomendações classificadas, utilizando um avançado sistema de tradução – com patente pendente – para pesquisa de termos em nove idiomas, incluindo chinês simplificado e tradicional, francês, alemão, italiano, português, espanhol, japonês e inglês. O recurso de preenchimento automático intuitivo da pesquisa também prevê palavras ou expressões em português para fornecer resultados mais rápidos.

A tecnologia UpToDate

O UpToDate é um sistema de conhecimento médico criado por médicos e baseado em evidências, que permite a tomada de decisão clínica certa no local de atendimento. O conhecimento contido na solução é baseado em evidências e é continuamente atualizado. Apresenta uma síntese abrangente da evidência, seguida de recomendações que podem ser executadas no ponto de atendimento. Ele combina uma plataforma de publicação avançada, com o rigor de um processo editorial sofisticado gerido por um corpo docente de autores médicos e editores, líderes de renome em suas especialidades, que já existe há mais de 20 anos.

Possui mais de 5, 7 mil autores médicos mundialmente famosos, editores e revisores parceiros, utilizando um rigoroso processo editorial para sintetizar as mais recentes informações médicas em recomendações confiáveis, baseadas em mais de 9 mil evidências, que comprovaram a melhoraria da qualidade e dos cuidados com o paciente. Mais de 850 mil médicos e 29 mil instituições em 164 países, além de quase 90% dos centros médicos acadêmicos dos EUA, contam com a solução. Mais de 30 estudos de investigação confirmam o amplo uso do sistema e sua associação com a melhoria no cuidado com os pacientes e no desempenho do hospital.

O sistema pode mudar decisões médicas, e pelo menos dois estudos revisados encontraram uma associação com resultados melhorados, incluindo melhor qualidade no desempenho hospitalar, redução do tempo de internações e, em outro estudo, menor mortalidade. De acordo com pesquisadores de Harvard, a adoção da solução por hospitais está diretamente associada ao resultado de 11,5 mil vidas salvas em um período de três anos e a redução de 372,5 mil dias de internações por ano.

Os cerca de 10 mil tópicos de 20 especialidades médicas do UpToDate são visualizados mais de 18 milhões de vezes por mês e a pesquisa do assinante de 2012 mostrou que os médicos encontram respostas para suas questões em mais de 90% das vezes. Esse sucesso reflete a amplitude e a profundidade do conteúdo médico da solução. Importante destacar que já existem 15 especialistas brasileiros contribuindo com informações médicas para a base do sistema, sendo 11 deles de São Paulo, um de Manaus, um de Ribeirão Preto, um de Goiânia e um de Salvador.

Ele é ainda um serviço para obtenção de créditos em Educação Médica Continuada, pois é reconhecido como um recurso de formação por muitas organizações, incluindo faculdades, associações e autoridades de todo o mundo. Ou seja, o tempo gasto com as pesquisas pode ser empregado também para atender as necessidades de desenvolvimento profissional contínuo. Os médicos, por exemplo, podem conquistar Crédito de AMA PRA Categoria 1 e outros créditos, como horas de formação/contato e crédito de formação profissional contínua (CPD) para uso no México, Irlanda e outros países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.