O dilema profissional: investindo na sua carreira de TI

0

Os profissionais de TI estão enfrentando um dilema; uma personalização de carreira, por assim dizer. Os softwares estão devorando o mundo, e a transformação digital está cada vez mais presente no nosso dia a dia. A pergunta que sempre surge é: nós, profissionais de TI, devemos seguir com a certificação de fornecedores específicos, como VMware, locais, como Microsoft, Cisco e Oracle, ou devemos buscar novos caminhos de certificação, como Amazon Web Services, Microsoft Azure, sem servidor (ou seja, funções como serviço), Docker e Kubernetes?

Infelizmente, não existe uma resposta universal, porque cada um de nós possui diferentes experiências, áreas de especialidade e conexões profissionais. No entanto, isso não significa que você não possa fortalecer a carreira para obter sustentabilidade no longo prazo. Veja a seguir três dicas que obtive de contatos profissionais e experiências pessoais que podem ajudar a orientar você no caminho da carreira de TI.

Primeiramente, nunca deixe de aprender. Leia mais, escreva mais, pense mais e pratique mais. Repita as operações.

Em segundo lugar, seja um vendedor. Venda o seu trabalho! Venda o seu eu presente e potencial. Se você não conseguir vender o seu trabalho, nunca descobrirá oportunidades que podem levar ao seu emprego dos sonhos.

Por fim, vá aonde o dinheiro está. As listas de vagas de emprego nos sites mostrarão onde as empresas estão investindo recursos. Se você deseja mesmo se preparar, os anúncios de emprego mostrarão a você quais habilidades técnicas estão em demanda e quanto elas valem no mercado.

É responsabilidade nossa, como profissionais de TI, continuar melhorando e avançando em nossos conhecimentos, especialidades e experiências. Em termos de negócios, isso faz todo o sentido. À medida que as organizações adotam a transformação digital, há três perguntas que cada uma delas fará aos profissionais de TI:

  1. É um problema de habilidade? Aptitude.
  2. É um problema de escalabilidade? Altitude.
  3. É um problema de vontade? Atitude.

A primeira pergunta questiona a sua capacidade de adaptação e o quanto você é capaz de evoluir e pôr o conhecimento em prática. A segunda pergunta aborda a sua capacidade de superar as lacunas de conhecimento e experiência para levar os negócios aonde eles precisam estar. Por fim, a última pergunta quer testar sua determinação e persistência: você vai desistir quando encontrar um novo desafio, ou está disposto a mudar? A forma como você responde a essas perguntas determinará o seu futuro em qualquer organização e no setor.

Esse foi um dos assuntos mais falados na Interop 2017, devido ao volume, à velocidade e à variedade de mudanças tecnológicas que estão afetando as organizações de TI e suas equipes. Descobrir novos talentos que se adequem em uma dinâmica de equipe já estabelecida é um desafio. Reorganizar e voltar a treinar profissionais de TI estabelecidos nas organizações é difícil. Escolher a tecnologia certa e encontrar o talento certo correspondente é trabalhoso.

Essa é a realidade da TI híbrida, conforme demonstrado no Relatório de tendências em TI da SolarWinds para 2017. Em meio a esse dilema profissional, existem habilidades que continuam sendo fundamentais para ajudar a garantir o sucesso profissional. Essas habilidades estão descritas no que chamei de estrutura de habilidades DARTSOAR, sobre a qual já falei em detalhes anteriormente.

O que você achou das minhas dicas? O que você incluiria ou retiraria da lista? E quanto a essas três perguntas, a sua organização já conversou com você sobre elas? Conte-me na seção de comentários.

Kong Yong,  head Geek da SolarWinds.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.