A tecnologia pode transformar o Brasil

0

O Brasil está em transição. Há apenas alguns anos, o país cortou pela metade a taxa de pobreza e elevou mais de 40 milhões de pessoas à classe média (1). No entanto, o país passa por um momento de importante inflexão econômica. A digitalização – processo pelo qual a tecnologia transforma a sociedade, empresas e governos – pode ser a grande arma para retomar à posição de potência emergente, além de melhorar a vida da população.

O uso da tecnologia está ascendendo – o IDC prevê que o mercado brasileiro de TI e Telecom crescerá 5% em 2015 –, mas o ritmo ainda é baixo (2) comparado a países de porte semelhante. Para aproveitar as vantagens do uso da tecnologia, os setores público e privado precisam intensificar esforços na expansão da infraestrutura de banda larga e tecnologia da informação e comunicação (TIC). A Internet gerou tremenda oportunidade global nos últimos 20 anos e entramos agora na próxima fase: a Internet de Todas as Coisas (IoE) – que é a conexão entre pessoas, coisas, processos e dados – que será ainda mais poderosa. Para o Brasil, prevemos que a IoE gere US$ 352 bilhões nos setores público e privado na próxima década (3). Para isso, a tecnologia deve ser uma ferramenta estratégica e o país precisa contar com uma ampla infraestrutura de TIC.

Esta infraestrutura permitirá ao País fazer uma ampla gestão digital. Um exemplo é o que vem ocorrendo no Rio de Janeiro que, ao preparar-se para as Olimpíadas de 2016, está construindo uma estrutura tecnológica para posicionar o Rio como cidade inteligente, conectada e inovadora. O impacto permanecerá após o evento. Ao instalar sensores de rede que coletam dados, por exemplo, pode-se reduzir congestionamento, poluição e desperdício de energia.

A  digitalização também influencia o setor de saúde. Em um país tão extenso, uma parcela significativa população mora em regiões onde o acesso à assistência médica é limitado. A Telemedicina ajuda a minimizar esse desafio ao conectar clínicas locais a hospitais e especialistas à distância, como ocorre no programa "Connected Healthy Children", da Universidade Federal de Sergipe. Se o modelo for replicado, o Brasil se tornará uma referência latino-americana em assistência médica infantil.

Investimentos em ecossistemas de inovação local também são essenciais para o crescimento. Mudar o foco para fomentar a criação de novas empresas ligadas à transformação digital ajudará a acelerar a recuperação, fornecendo a base para o futuro e gerando empregos.

Além de criar empregos no setor, o Brasil tem que investir em capacitação. Mesmo com a taxa de desemprego a 6,7% (4), a demanda por profissionais de rede no país movimentará 360 mil vagas neste ano, segundo o IDC. Parcerias público-privadas como as Networking Academies podem ajudar a preencher a lacuna. O programa já capacitou cerca de 155 mil estudantes no Brasil, e esse é apenas o começo. A ideia é chegar a 50 mil alunos anualmente até 2017.

Com os holofotes apontados para o Brasil, há um sentimento nacional de urgência. A digitalização é a chave para o sucesso. Os líderes têm a oportunidade de definir uma agenda tecnológica ousada, liderar projetos de digitalização e fomentar o crescimento econômico. Estamos apostando no Brasil e em nossa parceria promissora.

John Chambers foi CEO da Cisco durante 20 anos.Em julho, Chambers passou o bastão para Chuck Robbins e assumiu o papel de Presidente Executivo da Cisco,  à frente do Conselho Administrativo da companhia.

(1) http://www.mckinsey.com/~/media/McKinsey/dotcom/Insights/South%20America/Brazils%20path%20to%20inclusive%20growth/MGI_Connecting_Brazil_to_the_world_Executive_summary_May%202014.ashx

(2) http://www.zdnet.com/article/brazilian-ict-market-to-grow-5-percent-in-2015/

(3) Cisco IoE Value at Stake for Brazil PPT

(4) http://saladeimprensa.ibge.gov.br/en/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=2922

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.