Sistema de gestão de frota melhora serviço de transporte coletivo de Londrina

2

Os usuários de transporte coletivo de Londrina, no Paraná, podem acessar a internet para saber se o ônibus está chegando ao ponto, enquanto os motoristas são informados sobre as condições de trânsito e podem fazer o mesmo para escapar de congestionamentos.

Isso tornou-se possível com a adoção do sistema Transdata de Monitoramento e Gestão de Frota, adotado pela companhia que explora o serviço na cidade.

A Transporte Coletivo Londrina (TCGL) é responsável por 81% da rede de ônibus daquela cidade do interior do Paraná, com uma frota de 352 ônibus, 109 linhas e cerca de 150 mil passageiros transportados diariamente.

Londrina figura, assim, na lista dos 150 municípios brasileiros que adotaram o sistema desenvolvido pela Transdata Smart, empresa localizada em Campinas (SP).

Além dos passageiros e motoristas de ônibus, os gestores da companhia também se beneficiam da ferramenta: eles ficam sabendo as linhas que podem ser melhor aproveitadas.

Na página da TCGL na internet(wwwtcgrandelondrina.com.br) está disponível um mapa de operação das linhas em tempo real, que é atualizado a cada 15 segundos.

A necessidade de implantar uma ferramenta para auxiliar no gerenciamento, controle de custos, estudos para otimização das linhas e definição de novos itinerários motivou a utilização do software da Transdata Smart.

Por meio de uma Central de Controle Operacional (CCO), o sistema permite o acompanhamento em tempo real de qualquer ocorrência em cada um dos veículos da companhia, dando apoio aos motoristas e aos fiscais de tráfego.

"Analisamos como podemos reestruturar as linhas para diminuir a quilometragem ociosa, o desgaste do carro, e, ao mesmo tempo, atender melhor à população", explica Agnaldo Arthuzo, encarregado da CCO da TCGL.

Com o monitoramento da frota, a TCGL conseguiu reduzir em 50% a quilometragem ociosa de seus ônibus (percurso sem passageiros) nas viagens de volta às garagens, o que gera um impacto considerável no consumo de combustível. Era um custo que a empresa nem imaginava ter.

Os motoristas da TCGL vêem o CCO como uma ferramenta de apoio, que os avisa sobre as condições do trânsito, acidentes e posicionamento dos outros veículos da linha.

Em caso de problemas em uma linha, um alerta surge no monitor da central, que imediatamente se comunica com o condutor. Este, por sua vez, relata a ocorrência e o CCO toma as devidas providências.

Impactos também são sentidos no consumo de combustível em toda a operação e na manutenção mecânica. O sistema registra, entre outros índices, a média que cada motorista mantém da faixa RPM do motor, indicando se a aceleração ou as freadas estão adequadas.

Essas informações são utilizadas no treinamento e conscientização dos motoristas, o que resulta diretamente na diminuição do consumo de diesel e do desgaste dos veículos, além de melhorar a qualidade do serviço prestado.

"Todas essas melhorias fazem com que, cada vez mais, os passageiros vejam as empresas de transporte coletivo como parceiras, preocupadas com a sua segurança e conforto", afirma José Carlos de Lima, diretor administrativo da TGCL.

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu li e repeti diversas vezes e, chegue a conclusao de que na verdade aqui no nosso meio estamos extremamente atrasados em materia de gestao e controle de frotas de onibus pois, eu dirijo uma empresa que tem uma frota de 60 autocarros de 60/70 lugares que carece de todo um lote completo de plataforma de gestao de frota. Sendo assim, agradecia que me recomenda-se os procedimentos para a aquisiçao desse sistema ntegrado de gestao, que eu aprovo e julgo adequar-se a nossa empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.