Parque Tecnológico de Sorocaba comemora seis anos de incentivo à inovação

0

Inaugurado em junho de 2012, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) está completando seis anos de atuação no Interior de São Paulo, com foco no incentivo ao desenvolvimento de pesquisas e projetos inovadores. O empreendimento local reúne 21 empresas, 9 universidades e 1 instituto de pesquisa na busca por novas soluções em produtos e serviços que atendam às necessidades da população nos mais diversos setores, gerando mais qualidade de vida aos moradores de Sorocaba e região.

Em seis anos, mais de 50 startups foram graduadas no Parque e se mantém ativas no mercado, conquistando cada vez mais espaço e credibilidade de seus investidores e clientes. Além destas, mais de 100 startups receberam apoio das equipes do PTS durante sua validação.

No período, os novos empreendedores solicitaram o registro de 90 patentes de produtos e serviços nascidos e desenvolvidos no Parque, entre elas patentes da empresa LP da Mata, que desenvolve projetos de roupas, cintas e acessórios para pacientes ostomizados – que passaram por cirurgia para a abertura de um caminho alternativo de comunicação entre o corpo e o meio exterior como, por exemplo, para respiração ou alimentação. Os produtos oferecidos pela empresa oferecem conforto, segurança e autonomia a esses pacientes.

Juntas, as startups graduadas no PTS faturam, anualmente, cerca de R$ 200 milhões. A criação de novas startups gera importantes retornos financeiros para Sorocaba devido aos impostos gerados com a abertura de empresas e venda de produtos e serviços.

Além disso, a geração de empregos também está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico do município. No espação organizados cursos e workshops sobre inovação, incentivando estudantes e profissionais da região a acompanharem o desenvolvimento da tecnologia e suas aplicações na solução de problemas.

O Parque Tecnológico de Sorocaba está localizado em uma área de 1,8 milhões de m2, estrategicamente localizado na região norte do município. O Núcleo do PTS possui atualmente 12.000 m2 e abriga a estrutura de gestão e administração do Parque, a incubadora tecnológica, laboratórios de universidades e empresas, o Centro de Convenções (2 auditórios de 100 lugares, 1 auditório de 500 lugares e hall para exposições) e a Área de Convivência com espaço para restaurante.

Incubação de novas startups

Para incentivar e atrair novos projetos, o PTS abriu um novo processo seletivo da Hubiz (incubadora). As vagas são oferecidas para pessoas físicas ou jurídicas, de preferência em grupo, que apresentem propostas de desenvolvimento ou geração de produtos, processos e serviços inovadores e/ou de base tecnológica. A inscrição deve ser feita pelo site. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail hubiz@inovasorocaba.org.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.