Doce Bela adota ERP para automatizar negócio

0

Pioneira no cultivo de banana no norte do Espírito Santo, com uma produção de 17 mil toneladas por ano, a Doce Bela, que hoje atende a toda a região sudeste, com mais de 300 funcionários, iniciou, em 2014, um plano de ação para dobrar seu faturamento em cinco anos. Como parte dessa ousada estratégia, a empresa investiu na modernização do negócio, adotando o sistema de ERP Sankhya.

"Com o passar do tempo, os sistemas que utilizávamos para gerir o negócio foram ficando defasados a ponto de não mais atender às nossas demandas". Ele conta que sete softwares diferentes faziam a gestão dos processos internos. "Eles geravam planilhas separadas que não eram integradas, e isso deixava o acesso a informação muito moroso, pois precisávamos, além de buscar as informações dispersas, cruzar dados que não conversavam entre si", explica Fabrício Carraretto Barreto, sócio-diretor da Doce Bela.

O sistema da Sankhya, que é totalmente integrado, possibilitou à Doce Bela eliminar quatro sistemas legados até o momento. "Apesar da implantação ter sido finalizada há apenas dois meses, já conseguimos unificar os principais processos no novo ERP". Ele cita um exemplo prático de como essa integração tem sido benéfica. "Na área fiscal registramos um grande ganho de tempo no preenchimento dos pedidos, pois o sistema, integrado com o estoque e o cadastro, já completa automaticamente o nome do cliente, e verifica o preço e a disponibilidade do produto em estoque. Ou seja, em dois ou três cliques gero a nota fiscal com dados precisos e seguros, sem nenhuma intervenção manual, já que tudo é preenchido de forma automatizada pela solução".

Para Barreto, o ponto forte da Sankhya somado à integração é a independência que ela oferece aos seus usuários. "Ela tem como princípio deixar seus clientes livres para criar os relatórios da forma que desejamos", conta ele, ressaltando que essa característica é extremamente útil, já que a empresa atua com diferentes unidades de negócio, duas em Linhares (ES) e uma no sul da Bahia. "Posso personalizar dashboards para cada unidade, se for o caso".

A visibilidade do negócio também é destacada pelo executivo. "Além de obtermos informações mais confiáveis para a tomada de decisão e diminuirmos os erros de digitação por meio da automação dos processos, com o ERP Sankhya temos uma visão mais apurada do que está acontecendo no negócio, em tempo real. Detalhes que eram avaliados apenas mensalmente, devido à complexidade de acesso, agora podem ser analisados diariamente".

A mobilidade proporcionada pela solução também impactou o dia a dia da Doce Bela. A forma de extrair dados específicos do trabalho desempenhado no campo: quanto foi colhido, onde foi colhido quanto foi roçado e desbrotado, etc. mudou completamente. "Tudo era escrito em cadernos, manualmente. Hoje, os colaboradores digitam tudo em um celular sem a necessidade de ter um wi-fi, pois a Sankhya permite digitar os dados off-line, que depois serão transmitidos ao sistema assim que o celular capta uma rede de internet".

"Isso tudo mexeu também com a autoestima dos trabalhadores rurais, que se sentem valorizados por terem acesso a uma tecnologia moderna e de ponta para ajudar no seu dia a dia, que elimina a perda de informação, agilizando e automatizando todo o processo envolvido na lavoura", comenta o sócio-diretor da Doce Bela.

A partir da implantação finalizada, o objetivo de Barreto é trabalhar todos os processos da empresa dentro da plataforma, desde a parte operacional de retaguarda, até os processos específicos da operação, incluindo a geração de indicadores de controle de desempenho e qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.