Por que muitos falam, mas poucos conseguem monitorar seu negócio com eficiência?

0

Você conhece uma empresa que tem um planejamento de crescimento organizacional e tecnológico sério? Poucas empresas conseguem fazer um plano de crescimento rigoroso e, as que conseguem, raramente seguem à risca.

Se o crescimento e a estabilidade do ambiente são tratados com amadorismo, imagine como é tratada a monitoria deste ambiente.

O entendimento da sequência das ações é simples: a área de negócio gera as necessidades com a justificativa de aumentar significativamente os negócios da empresa; todos se mobilizam atabalhoadamente para atender às necessidades da área de negócio o mais rápido possível e, tudo que vem depois é só um reflexo da falta de planejamento.

As empresas que conseguem verdadeiramente monitorar e controlar seu ambiente tem em comum um rígido processo de planejamento e controle que nasce na alta administração e permeia toda corporação. Elas implementam um sistema de monitoria capaz de identificar e reagir a incidentes nas três camadas: infraestrutura, aplicação e negócios, e para cada nova mudança de ambiente, seja para uma mudança ou para o aumento do ambiente, o processo de implantação, contratação e change management funcionam.

O sistema de gerenciamento e monitoração do ambiente não é uma solução apartada e desligada do restante da empresa. Ele faz parte de um processo maior e deverá estar conectado ao service desk. Engana-se quem acredita que irá conseguir ter gestão sobre seu ambiente tecnológico se não consegue ter processos implementados e consolidados.

Ainda existe, em grande quantidade no mercado, empresas que acham que o primeiro passo para implantar os processos de gestão é a implantação de um sistema de gerenciamento de falhas. Isso, com o tempo, se mostra um enorme engano. É absolutamente impossível conseguir os resultados esperados implantando um sistema de gerenciamento de falhas apartados do restante dos processos da empresa.

O primeiro passo para o sucesso é ter processos. O segundo é fazer com que estes processos permeiem toda a corporação, com treinamento e conscientização dos ganhos financeiros e operacionais, a melhora que os processos trazem e, apenas depois da maturidade alcançada, é que se recomenda a implantação de um sistema de gerenciamento de falhas suportados pelos processos organizacionais.

Olhando este roteiro e comparando as empresas, fica fácil identificar quem tem sucesso e quem apenas tem gastos acreditando possuir um sistema de monitoramento de falhas do seu ambiente.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.