O caminho "verde" da TI

0

Empresas e empreendedores que assumem o conceito "verde" em seus processos de produção partilham os mesmos objetivos: melhorar a eficiência, reduzir custos, reduzir o consumo de energia, melhorar a ecologia do planeta e evitar a emissão de resíduos tóxicos.

A tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode contribuir nesse desafio mundial. Considere-se que a adoção de um modelo de negócio "verde" envolve a implantação de uma "cultura" de transformação em gestão de negócios a partir da própria área de TI e causa impacto em todas as soluções tecnológicas aplicadas ao negócio.

Ao se mudar a cultura corporativa, conceitos como cloud computing e processos de virtualização facilitam hoje a adoção de iniciativas como o "escritório sem papel", por exemplo, que reduz o consumo de energia investida na produção e na impressão de toneladas de papel. É uma forma eficiente de se reduzir ainda mais o consumo e o desperdício. Ou o "escritório virtual", com os empregados que trabalham em equipe, mas a distância, e com apenas um computador conectado à rede.

As empresas também podem aplicar estratégias "verdes" em todas as suas instalações, incluindo:
• Reduzir o consumo de energia elétrica nos horários de pico
• Incentivar e patrocinar seus funcionários a usar transporte público e, assim, contribuir para reduzir a emissão de poluentes
• Adotar a compostagem de resíduos alimentares para transformá-los em fertilizantes e muito mais

A mudança "verde" significa transformação mais profunda da infraestrutura da TI existente, em particular do datacenter, já que é o principal gestor de toda essa informação crítica e processos e também o maior consumidor de energia.

Mais do que possível, desenvolver o datacenter é basicamente essencial, se uma empresa quer fazer a diferença "verde". De acordo com o Gartner, os datacenters nos Estados Unidos consumiram em 2006 o equivalente a US$ 4,5 milhões em energia elétrica. Nos cinco anos subsequentes, a maioria dos datacenters corporativos investiu quase o mesmo valor em energia (incluindo refrigeração e eletricidade) do que em infraestrutura de hardware.

Uma opção para as empresas seria adotar a virtualização e a consolidação de servidores. Cada servidor virtualizado (nos EUA) economiza 7 mil KWh de energia elétrica e representa quatro toneladas a menos de dióxido de carbono poluindo nossa atmosfera.

Para as empresas, implantar soluções de virtualização e consolidação de servidores traz, entre outras coisas:
• Redução de 50% nos custos de armazenamento, operação e investimentos em hardware
• Eliminação de hardware excessivo a uma proporção de 10:1
• Redução de até 80% no consumo de energia em refrigeração e eletricidade necessária para a operação

Além de eficiência e rentabilidade que as novas tecnologias de virtualização representam, a empresa que adota o conceito "verde" aumenta a longa lista de organizações que aderem à filosofia "verde" para preservar o planeta e colher os benefícios das novas tecnologias da informação.

Fabio Costa, presidente da VMware no Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.