Prodest adota modelo de gestão Scrum para aperfeiçoar desenvolvimento de sistemas

0

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) está começando a utilizar um modelo ágil de gestão Scrum, para permitir a construção e evolução gradativas dos sistemas, além de respostas mais rápidas às necessidades dos clientes.

A nova metodologia já está sendo usada em alterações realizadas no Portal da Transparência e na criação do sistema de gestão do Programa Bolsa da Educação Profissional Técnica da Secretaria de Estado de Educação (Sedu).

No formato tradicional, a entrega do software ocorre após um longo processo de desenvolvimento. Já o modelo Scrum prevê entregas parciais para o cliente durante todo o processo. A intenção é garantir que as expectativas sejam alinhadas e que eventuais dificuldades sejam identificadas o mais cedo possível.

Na avaliação do gerente de Sistemas do Prodest, Renato Machado Albert, o modelo vai contribuir para a melhoria dos serviços prestados pela autarquia. "Essa metodologia tem uma estratégia de entregas em períodos curtos e constantes, promovendo uma maior interação com os usuários. A priorização das pendências é feita de forma colaborativa, prevendo a participação do cliente na escolha daquelas que agregam valor ao seu negócio. Com certeza, isso dará maior confiança aos nossos serviços", explica.

O gerente de Sistemas também considera que o modelo proporciona melhores resultados aos projetos devido à maior integração da equipe. "O Scrum é uma realidade na iniciativa privada e em muitos órgãos públicos de TI. O processo de desenvolvimento do Prodest está sendo adaptado para trabalhar com esse modelo. Pretendemos utilizá-lo sempre que for considerado o mais vantajoso para os nossos clientes", enfatiza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.