Intel e Jacto anunciam colaboração para levar a Internet das Coisas ao Agronegócio

0

A Intel e a Jacto anunciam uma iniciativa de colaboração para levar a Internet das Coisas ao Agronegócio por meio do CIAg – Centro de Inovação no Agronegócio. O centro é uma organização sem fins lucrativos estabelecida pela Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia que permitirá a interação entre os fazendeiros, múltiplas empresas do setor e a academia, e que conta inicialmente com a participação da Jacto, da Intel, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado e do Centro Paula Souza.

Entre as ações previstas estão estudos para o desenvolvimento de sistemas integrados para gestão de pragas e o desenvolvimento de uma plataforma colaborativa que permitirá a interoperabilidade e o compartilhamento seguro de dados, captados por sensores e outros equipamentos utilizados no dia a dia da agricultura.

O objetivo desses sistemas é a coleta, compartilhamento e a análises inéditas das informações obtidas no campo pelos diversos agentes envolvidos na cadeia produtiva, permitindo a tomada de decisões, redução de riscos e prescrições muito mais assertivas.

"Até 2045 teremos utilizado toda área economicamente viável para plantio no planeta e é fundamental que se aproveitem os recursos de forma mais eficiente e sustentável. Para isto precisamos de um novo mecanismo colaborativo no agronegócio que permita a integração não somente dos fazendeiros e agrônomos, mas também dos prestadores de serviço e máquinas agrícolas conectadas à Internet das Coisas", comenta Fernando Martins, diretor executivo da Intel Brasil. "O Brasil é um líder mundial no agronegócio e o desenvolvimento dessa tecnologia aqui faz todo sentido", conclui.

"Atualmente 30% de todos os alimentos produzidos no mundo são perdidos por conta da não utilização de tecnologia adequada", comenta Jorge Nishimura, presidente do Conselho de Administração de Máquinas Agrícolas Jacto. "O agronegócio é muito complexo e precisará intensificar a utilização das tecnologias de IoT na sua cadeia em pelo menos 100 vezes, para endereçarmos estas perdas. Isso será possível somente através do desenvolvimento de conhecimentos, competências e tecnologias locais. Estamos animados com as possibilidades que a criação do CIAg vai abrir ao mercado, principalmente em seu poder de unir empresas, produtores e a academia", complementa Jorge Nishimura.

O CIAg terá sede própria localizada na cidade de Pompéia, interior do estado de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.