Acrilex migra aplicações de negócios para nova plataforma Cobol

0

A Acrilex realizou da migração do software da companhia para a nova plataforma isCOBOL, da Veryant, onde foram envolvidos mais de 2 mil programas e 700 layouts. Com a solução, a empresa não precisou alterar o modelo de negócio, que passa agora a contar com as vantagens de escalabilidade e performance da nova geração de plataforma; os usuários dispõem de sistemas mais rápidos e amigáveis; e a TI simplifica a evolução da arquitetura de dados e dos serviços. A migração foi planejada e executada pela equipe de analistas da Acrilex com  suporte e consultoria da Interon.

"Três fatores pesaram no projeto: o aproveitamento do legado; a experiência da consultoria de migração do Cobol antigo; e o modelo comercial e de suporte", resume Patrícia Del Santi, gestora de TI da Acrilex. "Em testes com as ferramentas, constatamos que o isCOBOL oferecia melhor suporte ao trabalho de customização do código. No primeiro momento após a implementação, o maior ganho, destacado pelos próprios usuários, foi de performance. Em uma aplicação, o tempo de geração de relatório foi reduzido à metade. Outro problema que deixamos de ter foram as paradas por reinicialização do servidor, antes frequentes para liberar o acesso a arquivos", descreve.

"Sem nenhuma expansão de hardware, já houve ganho de performance. O software usa de forma mais eficiente o processador. A ferramenta anterior não conseguia usar o ambiente distribuído e o isCobol por si só já faz com que as aplicações aproveitem melhor os recursos", explica Edson Takao Kobashi, diretor da Acrilex. Junto às limitações do Cobol anterior, o legado rodava em um Unix com suporte descontinuado. "Não conseguia escalar, mesmo com atualização de servidor. Tinha capacidade de processamento, memória, mas não implicava mais performance", lembra.

Del Santi observa que a arquitetura do isCOBOL, além de resolver os gargalos imediatos, elimina obstáculos a futuras atualizações de plataformas de sistema operacional e servidor. "Hoje estamos com Linux, mas a portabilidade das aplicações rodando em isCOBOL é um grande facilitador", reconhece. Outro feito da modernização,  é a oportunidade de revitalizar a interface das aplicações, com os recursos de IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) do novo software.

Plataforma de dados

Junto à atualização da infraestrutura, a companhia também aproveitou a mudança tecnológica para reformular a arquitetura de dados, com uma base consolidada sobre a plataforma DBMaker. Desenvolvido pelo The Syscom Group, o banco de dados relacional (RDBMS) serve diretamente às aplicações Cobol, ao mesmo tempo em que torna as informações disponíveis a ferramentas de análise, aplicativos periféricos e outros serviços.

A gestora de TI esclarece que, neste momento, a equipe de TI ainda está na fase de planejamento da mudança em algumas aplicações, em que se substituiriam arquivos ISAM (método de acesso indexado sequencial) por chamadas ao DBMaker. "Temos centenas de arquivos ISAM e vamos aproveitar para remodelar as bases e tabelas antes de concluir a migração", diz.

Embora seja uma iniciativa incipiente, até porque a companhia acaba de implementar o sistema corporativo revitalizado, Del Santi avalia que a consolidação de uma base de dados segura e padronizada permitirá que as aplicações, em Cobol e outras linguagens, trabalhem com informações em tempo real. Ela menciona que, além do Cobol, os desenvolvedores da Acrilex programam em outras tecnologias, alguns aplicativos de front end e Internet. "É no sistema corporativo que nasce a informação. A consolidação sobre DBMaker eliminaria os processos de conversão de formatos e outros gargalos de interoperabilidade que geram inconsistência", antevê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.