Stone Age lança ferramenta Lophius para facilitar acesso a plataformas Hadoop

0

A plataforma Hadoop – para processamento de grande volume de dados em cluster – tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas, mas sua utilização ainda demanda um grande suporte de TI. Por isso, a Stone Age está lançando o Lophius, uma ferramenta que facilita o acesso de equipes de gestão à plataforma Hadoop. Além de agilizar as solicitações de análises, mantendo a garantia de segurança, o Stone Age Lophius também torna mais simples alterar parametrizações de modelos matemáticos com centenas de variáveis.

"Nossa solução contribui e agiliza o trabalho da equipe de TI, validando as solicitações de análises e cálculos feitas pela gestão. Caso haja lacunas ou dados incorretos, o software os identifica e pede as alterações necessárias de forma automática. O processo que antes levava de 3 a 5 dias, pode ser concluído em poucos minutos com o Lophius", explica Fernando Guimarães, gerente de produtos da Stone Age.

O Stone Age Lophius consegue planejar a distribuição dos modelos matemáticos no Hadoop, permitindo escalar o processamento, tanto de forma horizontal como vertical. Com interface amigável, a solução facilita a visualização dos relacionamentos e dependências entre modelos e oferece relatórios com gráficos e estatísticas comparativas. Outro diferencial da solução é a possibilidade de importar modelos feitos em SAS, SPSS e R para o ambiente do Lophius, facilitando a compatibilidade com modelos legados.

A partir de determinados modelos matemáticos, por exemplo, é possível prever comportamentos como: calcular a predisposição de uma pessoa a contratar um empréstimo a juros mais baixos ou mais altos ou as chances dela pagar a dívida em dia. No caso de máquinas, é possível calcular quando ela vai precisar de manutenção ou se o equipamento tende a falhar em determinadas condições. A Stone Age prevê oferecer o Lophius através de licenciamento de software.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.