SDN é o futuro das redes

0

Podemos dizer que o SDN (Software Defined Networking) é o futuro do trabalho com redes. A ferramenta é um conjunto de interfaces abertas de programação pura e simples. Em breve, voltaremos a chamá-lo apenas de "rede" porque, na sua raiz, a rede ainda estará encaminhando os dados necessários para que as empresas consigam operar o sistema. Vários novos produtos e empresas surgiram ao longo dos últimos anos no SDN.

Confira algumas delas e veja porque a ferramenta já é a nova norma em networking:

NEC ProgrammableFlow – oferece uma solução simples para redes complexas e requer um controlador OpenFlow que é usado para se comunicar com switches físicos e virtuais. A solução automatiza e simplifica a administração de rede para maior agilidade nos negócios, e fornece uma interface programável em toda a rede para unificar a implantação e o gerenciamento de serviços de rede com o resto da infraestrutura de TI.

VMware NSX – é uma plataforma de virtualização de redes que oferece o modelo operacional de uma máquina virtual (VM, virtual machine) para a rede com o propósito de transformar os aspectos financeiros e as operações do data center. Ela requer um cluster controlador e um único ponto de controle para a solução de rede virtual. Além de se comunicar com vSwitches VMware, Aberto vSwitch e gateways físicos.

PLUMgrid – requer o equivalente a um controlador que é chamado de Diretor PLUMgrid para se comunicar com o IO viseira (sua versão de switch virtual). Também têm o seu próprio SDK o que seria um valor agregado, se os clientes estiveram de olho para construir suas próprias aplicações para integrar a plataforma PLUMgrid.

Nuage Networks – a Nuage Networks requer um controlador que se comunica com o Open vSwitch, Nuage gateways físicos e gateways físicos. Além disso, permite que os provedores de serviços em nuvem, operadores de web escala e empresas de alta tecnologia construir infra-estruturas de redes robustas e altamente escaláveis.

Zimbro Contrail – é uma plataforma de virtualização de rede, que também requer um controlador para ser usado como parte da solução. Ela oferece também uma plataforma completa de e-mail e colaboração para sua empresa, substituindo com vantagens o MS Exchange, Lotus Notes e outros sistemas.

Plexxi – a solução é uma plataforma totalmente integrada à rede física de hardware e software. Ela requer um controlador, mas também oferece análises avançadas. A arquitetura Plexxi SDN divide o plano de controle entre os switches individuais e um controlador central, e inclui uma interface norte sofisticado que apresenta uma abstração de rede para sistemas de orquestração e aplicações.

Cisco Aplicação Centric Infraestrutura (ACI) – essa solução requer um controlador chamado Policy Controller Aplicação de Infra-estrutura (APIC) para gerenciar e instanciar políticas através de um Nexus 9000. Isto significa que não é mais necessário um CLI quando o ACI é implantado. Nomeado como SDN ou ACI, a solução ainda é uma nova forma de rede que requer um controlador. Porém a Cisco mudou de ideia e pretende implantar algo integrado ao Open Flow.

Arista EOS e Nexus 9000 – Redes com SO Linux – os fabricantes de equipamento de redes estão abrindo seus sistemas operacionais normalmente fechados e dando aos clientes acesso direto ao kernel Linux. Enquanto a Arista vem fazendo isso há anos, a Cisco anunciou recentemente esta funcionalidade em seu novo Nexus 9000 (quando executado no modo autônomo, ele perde as suas demais funcionalidades).

HP – enviando dezenas de switches que suportam OpenFlow, o SDN está disponível somente para Campus Enterprise. A HP está promovendo uma comunidade de desenvolvedores para SDN, para fornecer ferramentas que desenvolvam aplicações.

Cumulus Networks – oferece uma distribuição Linux construída para hardware de rede aberta e permite que os clientes se libertem de equipamentos de rede própria, integrada, e percebam as vantagens do SDN como centro de dados. Porém, ele não oferece uma CLI padrão.

Pica8 – focada em fornecer uma solução integrada que suporta hardware, além de software que roda em cima de pilhas L2/L3 tradicionais aos agentes OpenFlow existentes. Com o SDN é possível abordar todos os serviços de redes facilmente por meio de interfaces de programação existes inumeráveis.

Big Switch – requer um controlador OpenFlow que é usado para se comunicar com switches físicos e virtuais para criar o seu Data Center Fabric Nuvem. O Big Switch combina mercadoria hardware interruptor OEM/ODM Ethernet ("switches bare metal") com software de controle de SDN sofisticado.

Embrane – projeta e desenvolve soluções de software para a entrega e gerenciamento de serviços de rede em data centers. Oferece também uma maneira de implantar rapidamente Layer-base NFV 3-7 serviços, isso exige que um controlador para serviços avançados de rede. A Embrane nomeia este seu Gestor de serviços de Elastic (ESM).
APIs XML da Juniper – é um protocolo bem robusto em que cada dispositivo (sem controlador necessário) oferece suporte a APIs XML nativos para leitura, informação ou alterações de configuração. Porém está compatível com apenas com devices do mesmo fabricante.

Python – é uma linguagem de programação antiga disponibilizada nos dispositivos de rede novos e expondo intérpretes Python através do CLI. Os scripts ou agentes que podem ser carregados através do dispositivo para aumentar a capacidade de programação geral.

Douglas Falsarella, gerente de redes da Broadtec

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.