Hospital Unimed Volta Redonda recebe certificação internacional

0

Com cinco anos recém completados o Hospital Unimed Volta Redonda conquista o certificado da HIMSS (Healthcare  Information  and Management  Systems  Society),  associação  internacional  de  informática  em  saúde, que assegura a qualidade e segurança dos processos adotados pela unidade hospitalar.

O vice-presidente da Unimed Volta Redonda, Dr. Vitório Moscon Puntel, comentou que "esse resultado confirma que estamos no caminho certo, investindo continuamente em ações integradas para garantir um atendimento cada vez mais assertivo aos nossos clientes", concluiu.

A certificação EMRAM (Electronic Medical Record Adoption Model) é um processo composto de 8 estágios (de 0 a 7) que permite avaliar o progresso na implantação de soluções em TI, adotadas pelas instituições, visando a melhoria na saúde.  O Hospital Unimed Volta Redonda obteve a certificação nível 6 e busca pelo aprimoramento contínuo. Para obter essa certificação a unidade passou por uma auditoria realizada pela HIMSS, em que diversas práticas implantadas foram avaliadas e se destacaram por oferecer integração e segurança em seus processos.

himss

 

No estado do Rio de Janeiro, o Hospital Unimed Volta Redonda é o primeiro a conquistar esse certificado. No cenário nacional integra um grupo de cinco hospitais que receberam o reconhecimento. E no Sistema Unimed, na região sudeste, o Hospital também é o primeiro a receber essa certificação.

Benefício

Na prática, a adoção do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) possibilita ainda mais segurança na assistência ao paciente, porque a ferramenta reúne toda a documentação inerente ao mesmo. Informações como diagnóstico, evolução do quadro clínico, consultas e altas podem ser acessadas de forma integrada contribuindo para a assertividade da assistência prestada ao cliente. O Hospital Unimed Volta Redonda desde sua fundação trabalha com prontuário eletrônico, assumindo seu compromisso socioambiental com a redução de papel.

Outro procedimento que destacou a atuação do hospital foi a checagem à beira-leito. O sistema funciona com o apoio de dispositivos móveis (tablets) que possuem leitores com códigos de barras. Por meio dessa checagem, médicos e enfermeiros conseguem ter acesso compartilhado e em tempo real, ao prontuário do paciente, garantindo ainda mais eficiência a checagem assistencial. Nela, as informações são integradas e o histórico do paciente é disponibilizado para garantir que a medicação destinada para ele seja feita da forma certa, na dosagem correta, no horário adequado e de acordo com a prescrição médica.

A implantação da unitarização de doses também foi reconhecida como um processo diferenciado dentro do hospital. Promovido pela Central de Reconstituição e Diluição da farmácia da unidade, a prática é responsável por aperfeiçoar a distribuição de medicamentos, devidamente embalados e identificados, por dose unitária, garantindo também a qualidade do produto até o momento da administração no paciente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.