TI no Brasil: bons resultados e exemplos externos para continuar crescendo

0

Vive-se um momento de intensas transformações tecnológicas, em que o conceito de Internet das Coisas (IoT) tem transformado como agimos, pensamos e produzimos. Tudo isso aumentou muito o escopo e aplicabilidade do setor de Tecnologia de Informação (TI), fundamental para esse desenvolvimento, dando suporte à crescente conectividade.

Analisando o setor de TI a nível mundial, o Brasil se destaca como um importante mercado, ocupando a 7ª posição no ranking, segundo o mais recente relatório do International Data Corporation (IDC). Nos últimos anos, o Brasil obteve ótimos índices no setor, com a segunda maior taxa de crescimento, acima da média mundial e mesmo em um contexto de crise econômica interna atual, estudos da IDC de janeiro previram um crescimento de 5% em TI e Telecomunicações em 2015.

Mesmo assim, entretanto, o país ainda tem potencial para avançar muito mais o desenvolvimento dessa indústria, buscando maior inserção no mercado internacional, onde ainda é pouco reconhecido como polo de inovação tecnológica.

No mercado internacional, é possível encontrar modelos a serem aplicados no Brasil, como, por exemplo, a província de Ontário, maior polo de tecnologia do Canadá. Startups renomadas, conhecidas por seu crescimento exponencial, têm presença em Ontário. Esse é o caso das americanas Square e a Pivotal Labs e também da Kik e da Shopify, nascidas lá. Algumas das maiores empresas do setor também estão instaladas na região, como é o caso da Cisco Systems, Microsoft, IBM, Siemens e Google. Mais de 19 mil companhias de TI têm operações em Ontário.

Além de ser um mercado próspero para negócios do setor de TI, a província também investe no setor acadêmico para o desenvolvimento de tecnologias. Em Waterloo está instalada uma das principais universidades de tecnologia do mundo, referência na área de ciência da computação e responsável por cerca $1.5 bilhão do PIB anual de Waterloo.

Ontário oferece um contexto bastante propício para a inovação tecnológica. A província foi responsável por 44% das despesas canadenses destinadas à pesquisa e desenvolvimento em 2013 (C$ 14.1 bilhões) e seis das dez maiores empresas de TI do mundo conduzem laboratórios de pesquisa na região. Além disso, o Canadá é um mercado muito atrativo pela proximidade e fácil acesso ao mercado norte-americano e por contar também com a mão de obra qualificada mais barata dentre os países membros do G7 e promover uma forte política de incentivos que fomentam a produção e o avanço do setor de TI.

Outro resultado positivo visto em Ontário, que pode ser explorado no Brasil, é a parceria entre os governos regional e nacional quanto à agenda de aumento das exportações. O governo de Ontário, assim como o de outras províncias canadenses, possui um acordo com o governo do Canadá, onde tem a opção de posicionar representantes regionais nas missões diplomáticas no exterior. O objetivo desse compromisso é permitir às províncias uma presença no internacional, para que possam ajudar suas empresas a adentrar novos mercados. Além do Brasil, Ontário está presente em outros 11 países, entre eles China, Índia, Alemanha, França e México.

O projeto de expansão da área de TI no Brasil está previsto no plano de metas TIC 2022, elaborado pela Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação). Esse projeto busca o desenvolvimento do volume de produção da indústria brasileira na área e também a expansão de sua aplicabilidade em diversos setores, o que alavancaria  o crescimento da economia, tornando o Brasil um mercado produtor eficiente e competitivo no setor de tecnologia. Outro ponto abordado pelo projeto é a necessidade existente para que o Brasil acompanhe a tendência global de automação e horizontalização das utilidades da IoT em todos os modelos produtivos.

Para que essas projeções sejam viáveis, é necessário uma confluência de fatores. É preciso que haja esforço público e privado, e desenvolvimento de capital humano a partir de excelência acadêmica e científica. Esses aspectos, trabalhados em conjunto, que promoverão um ambiente empreendedor, com a infraestrutura necessária para o avanço do setor de tecnologia da informação no Brasil.

Todd Barrett, cônsul comercial de Ontário no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.