Setor manufatureiro aumenta inteligência com conectividade de rede confiável

0

A conectividade dos equipamentos utilizados no setor manufatureiro aumenta sensivelmente a eficiência nas operações e nos serviços. Conforme os processos de manufatura de alta tecnologia avançam rumo à digitalização, a conectividade torna-se cada vez mais importante. Os dados devem ser transmitidos de forma rápida e segura para que decisões cruciais e rentáveis possam ser tomadas. As soluções de rede capacitam a conectividade entre os stakeholders e o maquinário em vários níveis e por várias razões. Abaixo listo algumas formas de os fabricantes utilizarem as redes:

1) Visibilidade na cadeia de suprimentos

O rastreamento da cadeia de suprimentos pode ser algo complicado. Os produtos precisam ser enviados para todo o país ou mesmo para os quatro cantos do mundo. Enquanto os veículos estão em trânsito, a sede principal pode ter dificuldade para prever quando os produtos ou suprimentos chegarão. Se um fabricante não consegue ter certeza sobre os prazos de entrega, pode ser muito difícil prever a finalização dos pedidos ou se irá ou não atingir as metas de produção.

2) Acesso a dados de dispositivos IoT

A Internet das Coisas (IoT) tornou-se parte integrante de todos os aspectos da fabricação de alta tecnologia. A pesquisa "State of Digital Business Transformation" da IDG de 2018 constatou que a indústria manufatureira lidera a adoção da IoT.

Habilitar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) de baixo custo, que utilizam pouca energia e têm uma vida muito longa será fundamental para os fabricantes que procuram utilizar a IoT.

A conectividade permite que os fabricantes transmitam dados oriundos dos sensores. Muitos destes sensores podem estar em locais remotos no campo, na fábrica ou em um depósito.

3) Comunicação com os clientes

Uma comunicação mais rápida e confiável com os clientes é essencial para proporcionar uma experiência excepcional ao cliente. Os clientes querem que os fabricantes estejam disponíveis a qualquer momento para solucionar suas dúvidas e receber pedidos.

4) Pesquisa e desenvolvimento de produtos e Engenharia

As soluções tecnológicas ajudam os fabricantes a colaborar em tempo real, documentando pontos de decisão para referência futura, registrando dados como as SKUs dos produtos ou pedidos de clientes. Esse tipo de rede colaborativa que pode compartilhar e fornecer acesso às especificações dos produtos ajuda as organizações a acelerar os testes, a prototipagem e a criação de cotações, além de garantir a aprovação do cliente.

5) Operação da cadeia de suprimentos e gestão de depósitos

A tecnologia digital possibilita o rastreamento e a gestão das remessas em tempo real. Sensores instalados em contêineres de transporte usam a tecnologia GPS para rastrear a localização e estimar a entrega.

6) Conectividade entre máquinas

Graças à tecnologia de IoT e de sensores, os fabricantes podem até mesmo conectar equipamentos de chão de fábrica, frotas de veículos, sistemas de manuseio de materiais, robótica, transportadores e ferramentas de digitalização e coleta usadas no depósito. Nesses exemplos, a capacidade das máquinas enviarem e receberem sinais significa que seus processos podem ser automatizados, monitorados e controlados a partir de locais remotos.

7) Manutenção de máquinas

Uma grande vantagem do equipamento de fabricação conectado está na capacidade de monitorar e controlar eficientemente as operações e atualizar o hardware. Como o sistema é monitorado remotamente, um sistema conectado pode acelerar o suporte ao cliente. Os especialistas podem solucionar problemas remotamente, já que os parâmetros exatos da máquina estão disponíveis.

Estas são apenas algumas das formas das tecnologias digitais desempenharem um papel cada vez maior e ajudar os fabricantes a se conectarem com fornecedores, parceiros e clientes. Conforme a ruptura digital varre toda a indústria manufatureira, é cada vez mais importante que as companhias extraiam o máximo da tecnologia disponível. Agora é o momento de redefinir processos e modelos de negócios, usando os dados como fundação para uma sólida tomada de decisões e as redes para o alinhamento das parcerias.

Aproveitar o poder da visibilidade é essencial para os fabricantes, conforme eles se transformam em empreiteiros, inovadores colaborativos, fornecedores de componentes e uma cadeia de suprimentos global para a entrega de produtos inovadores com o custo certo para os clientes. Trata-se de mais do que apenas compartilhar dados com parceiros de negócios e monitorar dispositivos; é compartilhar o risco do desenvolvimento, ideias inovadoras e a responsabilidade por fornecer ao cliente mais valor, melhores serviços e uma experiência de compra agradável. Em outras palavras, estar bem conectado faz toda a diferença.

Alguns casos de uso exigirão várias opções de conectividade, alternando entre as redes de celulares e de baixa potência, dependendo da disponibilidade e dos requisitos de uso.

Ambientes industriais exigem uma classe diferente de produtos para lidar com temperaturas extremas, choque, vibração, sujeira e locais perigosos propensos à explosão ou fogo.

A indústria 4.0 e a digitalização são palavras-chave que se tornaram indispensáveis na construção de máquinas e plantas nos últimos anos. Os fabricantes estão se esforçando para aumentarem sua produtividade e extraírem o máximo de suas máquinas.

Entretanto, os fabricantes com muitos fornecedores de máquinas e tecnologia estão enfrentando um número crescente de sistemas que têm que ser dominados no caso de serviços. Ao mesmo tempo, isso significa um alto nível de esforços de treinamento e um aumento da demanda de operadores de máquinas, que em alguns países são mal treinados.

Recentemente, o foco está na conectividade e nas redes de todo o parque de máquinas. Os fabricantes que já se estabeleceram digitalmente nos últimos anos e ganharam experiência correspondente se encontrarão brevemente na "pole position". Eles estão se esforçando para oferecer uma plataforma ou um portal de serviços, se possível, onde o operador de máquina possa atuar em uma grande variedade de máquinas.

A experiência demonstra que, para a maioria das empresas que dedicaram tempo para examinar adequadamente o caso de negócio na implementação ou melhora da conectividade, é muito provável que, apesar dos custos reais de implantação, os benefícios valerão o investimento.

Marcelo Molinari, sales engineer diretor da Ruckus Networks.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.