Desafios da transformação digital: como dar os primeiros passos?

0

Quando se fala sobre a inserção da tecnologia na rotina empresarial, logo pensamos nos empecilhos que serão encontrados pelo caminho. Sim, os desafios da transformação digital existem e são enfrentados por todos, não importa se a empresa conta com um grupo de 10 ou 5 mil colaboradores.

Isso é o que revela uma pesquisa da Jabil, divulgada em novembro de 2017, que conversou com 300 profissionais distribuídos mundialmente para saber quais são as principais dificuldades encontradas durante o processo.

Muito embora o nível de digitalização das empresas varie bastante, 90% dos participantes disseram ainda ter muito trabalho pela frente. Porém, independentemente do porte da organização, a problemática era muito semelhante em praticamente todos os cenários:

– Falta de colaboração dos funcionários;

– Falta de estratégia para a digitalização;

– Falta de experiência para guiar iniciativas de digitalização;

– Estrutura organizacional engessada;

– Orçamento limitado.

Ou seja, os problemas mais comuns estão todos ligados a fatores internos.

Com base nessas descobertas, vamos ver agora como é possível vencer os principais desafios da transformação digital através de medidas simples e um pouco de organização.

01. Seja transparente

Essa é a medida mais importante para vencer a falta de colaboração dos funcionários. Agir com transparência e consistência.

A tecnologia não surgiu para desempregar humanos, mas para mudar a forma como as coisas acontecem, otimizando a rotina profissional. Um colaborador que antes passava os dias desempenhando funções operacionais, como inserindo uma infinidade de dados em um programa no computador, passa a se dedicar a atividades maiores e mais estratégicas, voltadas ao processo criativo em si.

Dessa maneira, saber sanar as dúvidas e explicar as fases do processo são medidas importantes antes, durante e após a implantação de novas tecnologias no ambiente empresarial. Inclua todas as pessoas, ensine, informe. É através da informação que medos e receios desaparecem – ou, pelo menos, diminuem.

Apresente ao seu time um cenário promissor, mostre quais serão as vantagens vividas por todos depois da fase inicial. Sair da zona de conforto é difícil e exige dedicação. Mas permanecer nela em uma época na qual tudo muda constante e rapidamente, é mais arriscado do que qualquer desconforto.

02. Estabeleça metas

Uma das principais dificuldades da transformação digital nas empresas é a falta de estratégias. Por isso, criar um roteiro a ser seguido durante o processo é indispensável para que as coisas funcionem de maneira mais fluída.

Como é de praxe em qualquer negócio, traçar objetivos claros e alcançáveis gera um propósito para a equipe, que passa a trabalhar para riscar esse item da lista. Apenas 23% dos empresários que responderam à pesquisa da Jabil afirmaram possuir uma estratégia para a digitalização.

Uma boa maneira de saber por onde começar é conseguir responder às perguntas:

– Onde a empresa está?

– Onde quer chegar?

– Quais meios irá utilizar para chegar até lá?

Lembre-se: a transformação digital não envolve somente um setor, ela envolve toda a organização. Por isso, todos devem fazer parte dessa mudança – e, como estamos falando de uma era de mudanças quase diárias, devem estar prontos para mudar o rumo no meio do caminho para alcançar o objetivo proposto.

03. Tenha parceiros inteligentes

A transformação digital de uma empresa não envolve apenas tecnologia. É preciso combinar essas inovações com uma boa dose de talento para que tudo aconteça com êxito. Portanto, as parcerias técnicas são muito importantes e devem ser escolhidas com sabedoria.

Saiba escolher as pessoas que seguirão o caminho das descobertas com você, que tenham experiências comprovadas e passem por atualizações e treinamentos constantes. Informe-se sobre quem são as referências do mercado.

Seus colaboradores também devem estudar para se tornarem digitalmente letrados e saberem lidar com as ferramentas e plataformas disponíveis.

Boas parcerias devem oferecer habilidades, serviços de consultoria e abordagens que ajudem nessas transições e integrações. Invista nas pessoas certas.

04. Quebre paredes

Não deixe que a estrutura organizacional da empresa atrapalhe o andamento dos negócios pelo simples fato de "ser assim desde sempre". Se for preciso mudar, mude! Transfira profissionais de um setor a outro, integre áreas, crie departamentos e quebre paredes.

Faça o que for preciso para abraçar a transformação digital de uma maneira que não sobrecarregue a equipe e que seja mais fácil para a organização como um todo. Toda mudança exige adaptações.

O redesign de produtos ou serviços também pode se tornar uma necessidade mediante a inclusão de um componente digital.

05. Programe as finanças

Difícil encontrar algum negócio que não tenha problemas financeiros. Dinheiro é e sempre será uma preocupação organizacional e, por isso, deve ser tratado com cautela. Para evitar que o orçamento cause impedimentos relacionados à transformação digital, vá com calma.

É possível que este início implique gastos bastante significativos, dependendo de onde sua empresa pretende chegar e o que optou por adotar com relação às facilidades tecnológicas. Organize-se. Não é preciso fazer tudo de uma vez, nem ao mesmo tempo.

Desenvolva um plano com fases distintas e estabeleça esse passo-a-passo com base no orçamento dedicado para isso. Tome decisões de compra, implantação e treinamento de acordo com o budget, sem atropelar processos ou gerar dívidas desnecessárias.

Depois da fase inicial, há ainda uma infinidade de outras ações que podem se tornar necessárias, dependendo dos objetivos da organização: modificações relacionadas à experiência do cliente, digitalização de serviços e produtos, novos modelos econômicos e formas de entrega e envolvimento nas operações como um todo. Mas calma!

A transformação digital não é nada fácil. A metamorfose é demorada e exige dedicação, planejamento e paciência. Uma forma de fazer essa travessia sem muitos empecilhos é trabalhar com passos pequenos, seguindo uma ordem lógica e fazendo uma coisa por vez. Sem atropelamentos, sem corridas desenfreadas.

Todos os benefícios da transformação digital são atingíveis. Basta querer fazer com que as coisas aconteçam com a maior naturalidade possível.

Tiago Magnus, CEO & Founder do TransformaçãoDigital.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.