TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Desafios da transformação digital: como dar os primeiros passos?

Postado em: 08/03/2019, às 17:03 por Tiago Magnus

Quando se fala sobre a inserção da tecnologia na rotina empresarial, logo pensamos nos empecilhos que serão encontrados pelo caminho. Sim, os desafios da transformação digital existem e são enfrentados por todos, não importa se a empresa conta com um grupo de 10 ou 5 mil colaboradores.

Isso é o que revela uma pesquisa da Jabil, divulgada em novembro de 2017, que conversou com 300 profissionais distribuídos mundialmente para saber quais são as principais dificuldades encontradas durante o processo.

Muito embora o nível de digitalização das empresas varie bastante, 90% dos participantes disseram ainda ter muito trabalho pela frente. Porém, independentemente do porte da organização, a problemática era muito semelhante em praticamente todos os cenários:

– Falta de colaboração dos funcionários;

– Falta de estratégia para a digitalização;

– Falta de experiência para guiar iniciativas de digitalização;

– Estrutura organizacional engessada;

– Orçamento limitado.

Ou seja, os problemas mais comuns estão todos ligados a fatores internos.

Com base nessas descobertas, vamos ver agora como é possível vencer os principais desafios da transformação digital através de medidas simples e um pouco de organização.

01. Seja transparente

Essa é a medida mais importante para vencer a falta de colaboração dos funcionários. Agir com transparência e consistência.

A tecnologia não surgiu para desempregar humanos, mas para mudar a forma como as coisas acontecem, otimizando a rotina profissional. Um colaborador que antes passava os dias desempenhando funções operacionais, como inserindo uma infinidade de dados em um programa no computador, passa a se dedicar a atividades maiores e mais estratégicas, voltadas ao processo criativo em si.

Dessa maneira, saber sanar as dúvidas e explicar as fases do processo são medidas importantes antes, durante e após a implantação de novas tecnologias no ambiente empresarial. Inclua todas as pessoas, ensine, informe. É através da informação que medos e receios desaparecem – ou, pelo menos, diminuem.

Apresente ao seu time um cenário promissor, mostre quais serão as vantagens vividas por todos depois da fase inicial. Sair da zona de conforto é difícil e exige dedicação. Mas permanecer nela em uma época na qual tudo muda constante e rapidamente, é mais arriscado do que qualquer desconforto.

02. Estabeleça metas

Uma das principais dificuldades da transformação digital nas empresas é a falta de estratégias. Por isso, criar um roteiro a ser seguido durante o processo é indispensável para que as coisas funcionem de maneira mais fluída.

Como é de praxe em qualquer negócio, traçar objetivos claros e alcançáveis gera um propósito para a equipe, que passa a trabalhar para riscar esse item da lista. Apenas 23% dos empresários que responderam à pesquisa da Jabil afirmaram possuir uma estratégia para a digitalização.

Uma boa maneira de saber por onde começar é conseguir responder às perguntas:

– Onde a empresa está?

– Onde quer chegar?

– Quais meios irá utilizar para chegar até lá?

Lembre-se: a transformação digital não envolve somente um setor, ela envolve toda a organização. Por isso, todos devem fazer parte dessa mudança – e, como estamos falando de uma era de mudanças quase diárias, devem estar prontos para mudar o rumo no meio do caminho para alcançar o objetivo proposto.

03. Tenha parceiros inteligentes

A transformação digital de uma empresa não envolve apenas tecnologia. É preciso combinar essas inovações com uma boa dose de talento para que tudo aconteça com êxito. Portanto, as parcerias técnicas são muito importantes e devem ser escolhidas com sabedoria.

Saiba escolher as pessoas que seguirão o caminho das descobertas com você, que tenham experiências comprovadas e passem por atualizações e treinamentos constantes. Informe-se sobre quem são as referências do mercado.

Seus colaboradores também devem estudar para se tornarem digitalmente letrados e saberem lidar com as ferramentas e plataformas disponíveis.

Boas parcerias devem oferecer habilidades, serviços de consultoria e abordagens que ajudem nessas transições e integrações. Invista nas pessoas certas.

04. Quebre paredes

Não deixe que a estrutura organizacional da empresa atrapalhe o andamento dos negócios pelo simples fato de "ser assim desde sempre". Se for preciso mudar, mude! Transfira profissionais de um setor a outro, integre áreas, crie departamentos e quebre paredes.

Faça o que for preciso para abraçar a transformação digital de uma maneira que não sobrecarregue a equipe e que seja mais fácil para a organização como um todo. Toda mudança exige adaptações.

O redesign de produtos ou serviços também pode se tornar uma necessidade mediante a inclusão de um componente digital.

05. Programe as finanças

Difícil encontrar algum negócio que não tenha problemas financeiros. Dinheiro é e sempre será uma preocupação organizacional e, por isso, deve ser tratado com cautela. Para evitar que o orçamento cause impedimentos relacionados à transformação digital, vá com calma.

É possível que este início implique gastos bastante significativos, dependendo de onde sua empresa pretende chegar e o que optou por adotar com relação às facilidades tecnológicas. Organize-se. Não é preciso fazer tudo de uma vez, nem ao mesmo tempo.

Desenvolva um plano com fases distintas e estabeleça esse passo-a-passo com base no orçamento dedicado para isso. Tome decisões de compra, implantação e treinamento de acordo com o budget, sem atropelar processos ou gerar dívidas desnecessárias.

Depois da fase inicial, há ainda uma infinidade de outras ações que podem se tornar necessárias, dependendo dos objetivos da organização: modificações relacionadas à experiência do cliente, digitalização de serviços e produtos, novos modelos econômicos e formas de entrega e envolvimento nas operações como um todo. Mas calma!

A transformação digital não é nada fácil. A metamorfose é demorada e exige dedicação, planejamento e paciência. Uma forma de fazer essa travessia sem muitos empecilhos é trabalhar com passos pequenos, seguindo uma ordem lógica e fazendo uma coisa por vez. Sem atropelamentos, sem corridas desenfreadas.

Todos os benefícios da transformação digital são atingíveis. Basta querer fazer com que as coisas aconteçam com a maior naturalidade possível.

Tiago Magnus, CEO & Founder do TransformaçãoDigital.com.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial