Elasticidade de demanda e TI sob medida em Data Centers

0

Nas últimas décadas, muita coisa mudou no universo da TI. A multiplicidade de dispositivos de acesso dos usuários, a amplitude de faixas etárias e diferentes interesses, os conteúdos mais ricos em áudio e vídeo, o Big Data e a Internet das Coisas (IoT), geraram demandas de infraestruturas de redes e data centers adaptativas por parte as empresas para torná-los capazes de suportar o alto volume de transição de dados. A computação em nuvem surgiu como uma oportunidade de introduzir flexibilidade e praticidade na infraestrutura como resposta à essa elasticidade de demanda.

A partir de tendências como o Big Data e a mobilidade, os tradicionais modelos de negócios com infraestrutura em máquinas físicas ou virtuais começaram a apresentar rigidez frente à variabilidade da demanda. Surgiram novas necessidades e desafios para as empresas. O aumento exponencial de volume de dados, somado à necessidade de acesso à informação em tempo real, transformaram o modelo dos serviços de TI nas empresas. Os modelos em nuvem estabeleceram uma nova forma de compreender a TI para reduzir custos, melhorar processos e alinhar as capacidades em relação ao negócio das empresas.

A computação em nuvem transforma profundamente a relação entre as empresas e a TI, uma vez que ela fez o alinhamento entre negócios e tecnologia se tornar uma realidade atingível. Ao mesmo tempo, também modificou o data center e transformou o modelo de negócio de muitos provedores da indústria de tecnologia em todo o mundo.

Usualmente, em momentos de aumento da demanda, a atuação dos gestores de TI era ampliar o parque de servidores físicos ou virtuais, agregando ativos e custos fixos de manutenção que influenciavam diretamente a administração da infraestrutura. No melhor dos casos, ficavam com uma capacidade ociosa em seu data center. Já a partir da computação em nuvem e da IaaS (Infraestrutura como Serviço) tudo isso mudou, uma vez que o serviço se tornou mais eficiente que as soluções tradicionais de hospedagem. 

A principal vantagem, que impacta diretamente o negócio das empresas, diz respeito ao dinamismo e flexibilidade conferidos à infraestrutura com este modelo, pois gera a possibilidade das organizações contarem com soluções de TI de custos flexíveis e adaptáveis às necessidades de cada momento, on-demand, e de acordo com as demandas de negócios da organização.

Isso permite que as empresas melhorem processos de forma imediata e, de fato, tenham uma forte economia de recursos de TI. A elasticidade de demanda é um fenômeno muito percebido em segmentos como e-commerce, educação, entretenimento, entre outros. Não suportar a demanda excedente em datas comemorativas é perder uma venda que certamente foi fechada pelo concorrente. Derrubar um site em um dia de matrículas com alta procura gera insatisfação em toda a sociedade e perda de eventuais clientes para uma escola. Não suportar a demanda de compra de ingressos para um show de um artista conhecido gera perda de receitas e dificulta o fechamento dos próximos negócios.

Portanto, o principal impacto se traduz na possibilidade de que as organizações contem com soluções de TI com flexibilidade e praticidade para atender em tempo às flutuações de demanda, com custos flexíveis e adequados. O rápido time-to-market das soluções com base na nuvem, em comparação às tradicionais, representa um avanço quantitativo e qualitativo, onde conceitos como elasticidade, velocidade de reação e até inovação se tornam mais simples no dia a dia da organização, existindo total sintonia de TI com os ciclos de negócio da empresa.

Daniel Falbi , gerente de operações em nuvem da Level 3 Communications para América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.