Integrar não é mais tendência, é regra primordial

0

Antes conhecidas apenas como "novidades", as plataformas iPaaS (Integration Platform as a Service) deixam de ser apenas uma aposta, para a real solução dos problemas de quem administra e lida com softwares diariamente. Precisar de APIs, todos precisam. Quem gerencia negócios digitais sabe quantas APIs são necessárias para diversas funcionalidades e quer que elas sejam aproveitadas ao máximo. Se você tem dificuldades para fazer os sistemas da empresa 'conversarem', usar uma plataforma que realiza integrações por meio de APIs, ou até mesmo webservices ou banco de dados, é a escolha ideal.

Elas podem ser utilizadas por diferentes tipos de empresas e cada API pode ser personalizada de acordo com as regras do seu negócio. Como na maioria dos casos não é necessário criar as APIs do zero, os custos com desenvolvimento caem drasticamente. Dessa maneira, a equipe de TI é liberada para focar em assuntos e projetos mais estratégicos.

No meio do ecossistema de APIs temos o iPaaS (plataforma de integração como serviço) que realiza integrações entre eles por meio de uma linguagem universal. A falta de um iPaaS pode resultar na perda de dados valiosos para a empresa, além de atrasos em entregas, retrabalhos e ineficiência no geral. Soluções baseadas em cloud já geraram muita desconfiança dos executivos, mas hoje são abraçadas devido às melhorias que trazem ao operacional corporativo.

O iPaaS, que age via nuvem, traz ao empreendedor mais aceleração, mais facilidade para entrar em outros ecossistemas e oferece experiências diferenciadas para seu cliente final. Além disso, traz mais profissionalização aos negócios e melhora o ciclo da jornada de integrações como um todo. Empresas de softwares ou indústria que precisem melhorar o operacional podem se beneficiar muito desta solução. Segundo a Gartner, empresa norte-americana de consultoria, em 2016 ao menos 35% das médias e grandes corporações, em todo o mundo, já usavam uma ou mais soluções de iPaaS.

Quem trabalha diariamente com uma loja virtual com diversas operações, por exemplo, pode ter a sua disposição uma solução mais dinâmica. Acredito que o sucesso dos negócios digitais passe hoje definitivamente por ter uma plataforma integradora e que é possível mudar o dia a dia de uma empresa por meio destas soluções de integração. Revolucionar a experiência de quem cria e de quem consome integração de softwares é nosso foco principal.

Depois de tantos motivos positivos para se investir em iPaaS que citei acima, você ainda vai achar que isso é apenas uma tendência? Se a regra for crescer e otimizar suas operações, conte conosco!

Thiago Lima,  CEO e fundador do LinkApi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.