Ferramenta de busca médica é usada para evitar glosas hospitalares

0

Estudo desenvolvido em um hospital privado no Rio de Janeiro constatou que evidências científicas fornecidas pela ferramenta de buscas médicas ClinicalKey podem ser úteis para evitar glosas hospitalares (recusa do pagamento de despesas pelas operadoras de saúde) e, assim, reduzir gastos nas instituições de saúde, contribuindo para a sustentabilidade do setor. O estudo realizado em 2014 analisou 17 itens apontados pelo hospital como sendo os mais glosados no período de janeiro a setembro.

"Há pouca informação disponível sobre a relação entre ferramentas de buscas médicas e redução de despesas. A reversão das glosas significaria uma economia de cerca de R$ 1 milhão para o hospital em questão, no período de 9 meses (com base na tabela do guia de preços Brasíndice)", afirma Giselle Vasconcellos,  coordenadora de Marketing da Elsevier. O estudo mostra que foram encontradas no ClinicalKey as evidências científicas para fundamentar a adoção da maioria dos procedimentos, materiais e medicamentos glosados pelas operadoras de planos de saúde no hospital pesquisado.

No Brasil, ainda existe uma lacuna muito grande a respeito da adoção de tecnologia pelos hospitais, especialmente aquelas relacionadas ao apoio à tomada de decisão clínica. Fontes de buscas médicas oferecem o suporte essencial para guiar os hospitais na transformação de um cenário onde a informação é documentada de forma digital para efetivamente impactar a qualidade da assistência. Modelos internacionais como o EMRAM (Electronic Medical Record Adoption Model), proposto pelo HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society) tem sido a referência de Prontuário Eletrônico para auxiliar as instituições de saúde a se tornarem hospitais digitais e alcançarem maior governança clínica.

No Brasil, a lista de instituições que já utilizam o ClinicalKey inclui os hospitais Sírio-Libanês, Israelita Albert Einstein, Beneficência Portuguesa, São Rafael, Instituto do Coração de São Paulo (INCOR), entre outros.

Parcerias de integração

A Elsevier também anunciou parcerias de integração do ClinicalKey com os prontuários eletrônicos das plataformas SoulMV e Athimos, das empresas MV e a WW8, respectivamente.

Os prontuários simplificam e melhoram a qualidade do registro clínico, aumentado a segurança do paciente. Integrados ao ClinicalKey, passam a fornecer as respostas que os médicos precisam em diagnósticos e tratamentos, agilizando o fluxo de trabalho. O acesso à ferramenta de buscas é feito apenas com um clique pelo botão InfoButton, incorporado aos prontuários para evitar vários logins e diferentes janelas abertas.

"A integração da plataforma ClinicalKey com o Prontuário Eletrônico da MV agregará aos nossos clientes uma excelente fonte de informação e gestão de conhecimento nos processos assistenciais, provendo auxílio na tomada de decisões e na prevenção de glosas. Serão disponibilizadas aos usuários acesso a mais de 600 jornais especializados, 1.000 livros e 17.000 vídeos de procedimentos médicos, gerando retorno qualitativo, humanitário e financeiro às Instituições", diz o diretor corporativo de Sistemas da MV, Ubirajara Maia.

"Acredito que a interoperabilidade entre as melhores soluções de cada área é a chave para que a tecnologia contribua cada vez mais para a qualidade da saúde. Esta integração é exemplo perfeito disto. De um lado temos o Athimos, sistema especialista em registros clínicos, que se integra a outros sistemas de forma natural para o usuário, e de outro temos o ClinicalKey, que é um sistema especialista em pesquisa na maior base de literatura médica disponível", diz o sócio-diretor da WW8 Tecnologia, Diego Corrêa. Entre os clientes atendidos pela WW8 está o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, localizado em São Paulo, hospital pertencente à Fundação Bradesco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.