Statoil contrata Capgemini para acelerar sua estratégia digital

0

A Capgemini anuncia a assinatura de um novo acordo estratégico com a Statoil, empresa norueguesa de energia com operações em mais de 30 países de todo o mundo, entre eles o Brasil. Por meio do contrato, a Capgemini suportará a Statoil e seu Centro de Excelência Digital (CoE em inglês) com serviços que avançam do desenvolvimento até a entrega do roadmap digital da Statoil em um acordo com duração de 3 anos.

Após uma concorrência por meio de licitação pública, a Capgemini foi selecionada pela Statoil como um de seus parceiros estratégicos. E a ambição da Statoil é tornar-se uma líder digital em suas áreas core. Para tal, em abril de 2017, a Statoil lançou seu roadmap digital que envolve toda a empresa. Assim, o CoE foi criado para moldar o plano digital, incubando as novas iniciativas digitais internas do grupo com suporte aos projetos que demandam recursos digitais.

O apoio da Capgemini à Statoil será prestado por meio de sua equipe de especialistas digitais. O contrato cobre uma série de serviços digitais especializados, em meio a um amplo escopo de trabalho, que inclui a exploração e visualização de dados, modelagem estatística e análise preditiva, engenharia de dados, estratégia digital e design de serviços digitais. Os serviços serão prioritariamente entregues pela Capgemini para as operações da Statoil na Noruega, mas também abrangem outras localidades em todo o mundo.

O roadmap digital da Statoil, suportado pela equipe Capgemini, é focado em três tecnologias distintas voltadas para a criação de valor:

  1. Digitalização de processos para melhoria do gerenciamento de dados e eficiência do core business e processos de suporte da Statoil, incluindo a utilização de robôs de software inteligentes;
  2. Análise avançada para incrementar a compreensão de dados grandes, complexos e heterogêneos, permitindo assim uma tomada de decisão totalmente embasada em informações, com o uso de algoritmos e aplicações para prever falhas de equipamentos, otimizar a produção e melhorar o suporte a decisões.
  3. Robótica e controle remoto para limitar a exposição humana em atividades fisicamente intensas, utilizando robôs físicos e sensores para automatizar a perfuração, facilitando a operação remota de instalações e para convergir os centros de operação e suporte.

"Estamos muito orgulhosos e satisfeitos pela escolha da Statoil como parceiros estratégicos para sua digitalização e esperamos corresponder à altura e apoiá-los em sua jornada digital. Este acordo fortalecerá ainda mais nossa já bem estabelecida e altamente valorizada parceria", comemorou Anil Agarwal, diretor da Capgemini na Noruega e na Suécia.

A Statoil tem  ambições para construir sua competência digital interna e transformar a empresa em líder digital entre os principais fornecedores de energia. A Capgemini usará sua abrangência e experiência em diversos setores e disciplinas para dar suporte ao roadmap digital da Statoil com serviços entregues ao longo dos próximos 3 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.