Dubai implanta rede inteligente com gateways brasileiros

0

Dubai é mundialmente reconhecida por seus esforços em tornar-se um modelo de cidade inteligente. Gerido pela DEWA (Dubai Eletricity and Water Authority), concessionária de água e energia, cidade está implantando o projeto de redes inteligentes que inclui a utilização de tecnologia de gateways de comunicação da brasileira CAS Tecnologia, através de uma parceria comercial com a multinacional Sensus.

 "Os gateways de comunicação da CAS Tecnologia se conectam e monitoram milhares de pontos de medição de água, instalados nas residências e escritórios da cidade. Eles são capazes, por exemplo, de coletar a informação do quanto o consumidor utilizou de água em um determinado período", explica Juliano Abreu, gerente da CAS Tecnologia.

O equipamento da CAS Tecnologia opera online e é capaz de monitorar até 3 mil pontos de medição. Ele pode fazer transmissões de dados a cada 15 minutos, possui inteligência embarcada, consolidando e disponibilizando informações detalhadas ao sistema de gestão da concessionária.

Os gateways de comunicação monitoram, coletam e retransmitem os dados coletados dos medidores para o MDM (Metering Data Management), centro de controle operacional da Distribuidora de Água de Dubai, que faz a gestão dos dados, analisa o comportamento do consumo da água, identifica as perdas (vazamentos, desperdícios, etc), além de outras funções analíticas.

"O gateway de comunicação é uma peça fundamental no pilar de comunicação de uma rede inteligente, contribuindo assim para que toda a solução aumente a eficiência dos sistemas de produção e distribuição da água, além de prover sustentabilidade econômica e ambiental, melhorar a eficiência operacional da distribuição de água, melhorar a qualidade do serviço prestado ao consumidor e reduzir os custos com perdas na distribuição", diz Juliano.

Os equipamentos da CAS Tecnologia utilizados em Dubai foram instalados após o cumprimento de todo o processo de homologação do país. Este selo indica que o produto passou pelos testes necessários e foi considerado adequado às normas e ao sistema tecnológico local.

Além de Dubai, o gateway de comunicação da empresa foi homologado em países da União Europeia, além de África do Sul, Chile e Índia. A empresa já forneceu gateways de comunicação suficientes para monitorar mais de 9 milhões de pontos de medição pelo mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.