DHL testa aplicativo de realidade aumentada em operações de armazenagem

0

A DHL iniciou um projeto piloto testando óculos inteligentes e realidade aumentada em um depósito na Holanda, através de uma parceria com a Ricoh e a empresa especialista em soluções computacionais para dispositivos eletrônicos, Ubimax. A tecnologia foi utilizada para otimizar a retirada eletronicamente assistida de materiais (Vision Picking) nas operações de armazenagem. A equipe foi guiada pelo centro de distribuição por meio de gráficos exibidos nos óculos inteligentes, o que acelerou o processo e reduziu o índice de erros.

dhl-vision-picking-7

O projeto piloto demonstrou que a realidade aumentada pode oferecer valor agregado às operações logísticas, resultando em um aumento de 25% na eficiência operacional durante o processo de retirada de materiais armazenados.

"O Vision Picking permite gerenciar a retirada de materiais armazenados com as mãos livres, aumentando significativamente a produtividade. A tecnologia ajuda muito a nossa equipe e proporciona um valor muito interessante aos clientes. No entanto, este é apenas o primeiro passo da nossa jornada de inovação, pois acreditamos que a realidade aumentada irá se tornar relevante para muitas outras áreas dentro da cadeia de abastecimento", diz Jan-Willem De Jong, diretor de tecnologia da DHL Supply Chain em Benelux.

Benefícios e limitações da tecnologia

O objetivo do projeto piloto era obter insights a respeito dos benefícios e das limitações da tecnologia. Durante três semanas, os funcionários do armazém localizado no munícipio de Bergen op Zoom foram equipados com displays acoplados à cabeça, tais como o Google Glass e o VuzixM100. Os equipamentos mostravam as informações de cada tarefa durante o processo de retirada de materiais, incluindo o corredor, a localização física do produto e a quantidade desejada.

No total, 10 funcionários utilizaram os equipamentos e gerenciaram a retirada de mais de 20.000 itens, processando 9.000 pedidos dentro do prazo determinado. Segundo a empresa, com o resultado deste piloto, a equipe foi capaz de operar muito mais rapidamente e sem cometer erros. No momento, a DHL e a Ricoh estão avaliando conjuntamente a viabilidade de implantação da solução.

Em junho de 2014, a equipe de pesquisa de tendências da DHL emitiu um relatório de intitulado "Realidade ampliada nas operações logísticas", que descreve as melhores práticas e casos de uso bastante promissores. Além do Vision Picking nas operações de armazenagem, o relatório também ilustra como as operações logísticas poderiam ser aprimoradas através da aplicação da realidade aumentada durante o transporte de materiais, a entrega final e a prestação de serviços de valor agregado.

Em um futuro próximo, a DHL pretende explorar a viabilidade econômica da realidade aumentada em outras áreas, e está aberta para colaboração com outros parceiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.