CPqD e WND vão integrar plataforma dojot à rede pública de conectividade

0

Acelerar o desenvolvimento de soluções de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e o uso de redes dedicadas a essas aplicações – com infraestrutura de baixo custo e arquitetura otimizada para o envio de mensagens curtas pelos dispositivos conectados. Esse é o principal objetivo do acordo firmado entre o CPqD e a WND Brasil, empresa que acaba de colocar em operação uma rede pública nacional dedicada a IoT com tecnologia Sigfox. Um dos destaques dessa parceria consiste na integração da plataforma aberta dojot, lançada em setembro pelo CPqD, ao backend da Sigfox.

O acordo prevê o trabalho cooperado entre as duas organizações. A WND fornecerá a cobertura necessária com tecnologia Sigfox ao Parque Tecnológico CPqD – onde as soluções desenvolvidas serão validadas, em ambiente real de experimentação. Fornecerá, também, kits de desenvolvimento pré-conectados e dispositivos baseados nessa tecnologia para uso da rede Sigfox – hoje presente em 34 países do mundo.

Já o CPqD terá papel importante no desenvolvimento de aplicações e dispositivos IoT para esse padrão de conectividade, por meio da integração da plataforma dojot ao backend da Sigfox. "Os recursos da dojot, como a arquitetura baseada em microsserviços, o painel de controle com interface gráfica web e a segurança fim a fim, facilitam o desenvolvimento de soluções IoT adequadas à realidade brasileira e contribuem para a construção de um ecossistema nessa área no país. A parceria com a WND é uma iniciativa importante nessa direção", afirma Alberto Paradisi, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do CPqD.

Para Alexandre Reis, COO do Grupo WND, o acordo permitirá acelerar o desenvolvimento de soluções de IoT para diversos setores da economia. "Nosso foco é proporcionar conectividade por meio dessa tecnologia, que alia baixo custo, baixo consumo de energia e escala global", explica Reis. "E a plataforma dojot pode ajudar a construir aplicações e dispositivos para essa rede", acrescenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.