Ambev investe R$ 9 milhões em segurança logística

1

Para atender mais de um milhão de pontos de venda em todo o Brasil, a Ambev movimenta uma frota com de 6,5 mil veículos que fazem cerca de 113 mil viagens mensais. Quase 25 mil funcionários próprios e terceiros estão envolvidos nesta operação. A empresa mantém uma rede de cerca de 50 empresas parceiras que prestam serviços logísticos, responsáveis pelo trabalho interno nas 44 fábricas, nos 90 centros de distribuição, além da entrega dos produtos nos pontos de venda. 

Com o desafio de garantir a segurança dos profissionais que atuam na área, em 2013, a Ambev investiu RS$ 9 milhões em novos sistemas, ferramentas, padronização de procedimentos e treinamentos de segurança em logística. Como resultado, de janeiro a novembro do ano passado o número de acidentes com afastamento do trabalho foi 45% menor que o registrado no mesmo período de 2012. Hoje, a Ambev contabiliza apenas um acidente com afastamento para cada 179.850 entregas realizadas. 

"Nossa operação logística é grandiosa. Há muitas vidas e famílias envolvidas neste trabalho. A preocupação com a segurança de todas essas pessoas é uma prioridade genuína para a Ambev. Na área de logística, assim como nos outros setores da companhia, temos uma equipe totalmente dedicada às questões de segurança", afirma Vinicius Barbosa, vice-presidente de logística e suprimentos da Ambev.

Orientar e treinar todos os fornecedores para que sigam os padrões internacionais de segurança exigidos pela Ambev é um grande desafio. Para isso, a companhia desenvolveu um kit didático com metodologia e conteúdo próprios, que traz orientações sobre as atividades críticas de logística. Para ser ainda mais assertiva no combate aos acidentes, a Ambev mapeou os tipos de ocorrências mais frequentes e criou ações para evitar que aconteçam.

Entre outras iniciativas, ela fez a adequação das mais de 800 empilhadeiras que operam em seus armazéns. Em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu um sistema inédito para evitar casos de atropelamento por empilhadeira dentro de seus armazéns. O "Safety RFID" funciona por meio de tecnologia de identificação por rádio frequência e desabilita o acelerador quando identifica a aproximação de pedestres. "O projeto é tão inovador que decidimos patenteá-lo", afirma João Toqueti, gerente corporativo de armazéns da Ambev.

Veículos

A Ambev conta também com motoristas autônomos que prestam serviços eventuais. Para que essa parcela de colaboradores tivesse o comportamento alinhado às orientações da empresa, a companhia decidiu estender os procedimentos de segurança a eles.

Para isso, a Ambev lançou o Frota Legal, um sistema de inscrição e triagem desses profissionais. Para conseguir o cadastro no Frota Legal o motorista precisa estar devidamente treinado em direção defensiva e ter todos os equipamentos de segurança exigidos pela empresa e pela legislação vigente. Seu cadastro é renovado semestralmente após nova rodada de inspeções. 

Com cerca de 4,5 mil profissionais utilizando moto para visitar os pontos de venda diariamente, a Ambev criou um projeto para zelar pela segurança do time de vendedores que utiliza este meio de transporte no trabalho.  O Tech Safety, software inédito capaz de rastrear, monitorar e traçar o perfil do motociclista possibilitou a redução de 62% do número de acidentes com condutores de moto no primeiro ano de funcionamento.

O software gera relatórios diários sobre o comportamento do condutor permitindo ao seu gerente identificar os problemas e treinar os motociclistas para evitá-los.

1 COMENTÁRIO

  1. Sou aluna de Tecnologia em Logística do Instituto Federal do Amazonas e terei que realizar no fim do curso um Artigo Científico e como sou formada na área de segurança do trabalho pretendo fazer meu artigo unido a logística e a segurança do trabalho. Minha Pergunta é: Como posso pra entrar em contato com empresa AMBEV para conhecer (Com sua permissão) esse processo logístico?

    Obs: Todos os processos legais quanto a Instituição serão enviadas, se for necessário( Ofício)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.