ABIPTI tem novo presidente

0

O vice-presidente de Tecnologia do CPqD, Claudio Violato, acaba de ser eleito presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), para um mandato de dois anos. A eleição ocorreu na sexta-feira, 6, durante assembleia geral da entidade, que reúne 165 instituições públicas e privadas de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, com presença nas cinco regiões e 27 unidades da Federação.

"A ABIPTI é uma entidade representativa, que tem dado uma contribuição importante para o fortalecimento da tecnologia e da inovação no Brasil", afirma Violato. "Ao longo dos seus anos de existência, a entidade tem guiado seus esforços no sentido de atender às demandas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o que a tem mantido alinhada às principais políticas públicas nessa área", acrescenta.

Violato reconhece a importância do trabalho realizado pela gestão de Isa Assef dos Santos, à qual substitui na presidência da ABIPTI, e revela que pretende construir um planejamento estratégico para os próximos anos, junto com os cinco vice-presidentes regionais da entidade – também eleitos pelos institutos de pesquisa filiados, na assembleia de sexta-feira. "A intenção é torná-la ainda mais representativa e importante para o desenvolvimento tecnológico e a inovação no país", acrescenta.

A ABIPTI possui estreita parceria com os conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), além do Fórum de Secretários Municipais da Área de C&T. Participa do Conselho Consultivo da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Promove e incentiva a Aliança Estratégica para a Promoção da Inovação Tecnológica, estabelecida em conjunto com a Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A Aliança é uma articulação institucional que visa o intercâmbio permanente de informações entre as entidades, de modo a ampliar o espaço da pesquisa tecnológica no âmbito das políticas públicas nacionais.

Formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Brasília (UnB), Claudio Violato está no CPqD desde a sua criação, há 37 anos. Atuou em várias áreas e exerceu diversas funções na organização onde, atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente de Tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.