5 dicas para reduzir a rotatividade nas empresas de TI

0

O mercado da Tecnologia da Informação está sob constante transformação, e não são apenas as novas tecnologias que movimentam o setor. As novas gerações de profissionais também conduzem grandes e significativas mudanças no segmento de TI e, atualmente, reter esses talentos tem sido um dos maiores desafios para as empresas.

Manter os funcionários motivados com o trabalho e satisfeitos com as políticas corporativas tornou-se um exercício diário para evitar o "turnover", que se refere à medição da rotatividade, isto é, a entrada e saída de colaboradores de uma organização. Quanto maior for este índice, menor será o nível de satisfação dos colaboradores e maiores serão os impactos nos resultados e na produtividade.

No passado, os funcionários entravam jovens nas empresas e permaneciam até a aposentadoria. Esse processo não acontece mais. Nascidos entre a década de 80 e 90, os jovens da geração Y possuem um perfil oposto em relação aos profissionais mais experientes. Ligados à tecnologia, ambiciosos e cheios de autoconfiança, eles são capazes de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, criam e desfazem laços com a mesma velocidade que entram e saem das companhias. Autoconfiança é a palavra-chave para eles.

De acordo com censo atual produzido pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional), o nível de rotatividade de empresa de TI no Brasil, foi superior à média da América Latina. Um dos motivos para esse número deve-se à atual crise econômica e a falta de mão de obra especializada.

Ainda segundo o censo de 2014, cada empresa brasileira de TI, em média, admitiu 33 e demitiu 31 profissionais ao longo do ano. Em outros 18 países da região, cada empresa contratou 30 e demitiu 21 funcionários ao decorrer do ano passado.

Apresento 5 passos abaixo que considero fundamentais para que essas e outras situações de baixa produtividade e alto turnover não aconteçam:

Faça ouvidoria: Saber o que os profissionais pensam sobre os colegas de trabalho e clima organizacional pode ser uma estratégia para identificar quais são os pontos positivos e que devem ser mantidos, e os negativos, aqueles que precisam ser modificados para melhorar o nível de satisfação de funcionários. Mesmo em caso de demissão, procure identificar quais foram os problemas que levaram o profissional a se desligar da corporação, este será um dos caminhos para buscar uma solução para o problema.

Contrate gente certa para o lugar certo: Reserve um tempo para selecionar os profissionais. Esse processo demanda tempo, para isso é importante realiza-lo por etapas, com calma. Mais importante do que encontrar um profissional técnico, é encontrar um profissional que se adapte à cultura da empresa.

Remuneração e bonificação por desempenho: Demonstrar ao funcionário como o trabalho realizado por ele ajudou a alcançar os resultados é uma forma de mostrar reconhecimento. Para isso, ofereça bonificação aos profissionais que fizeram por merecer e contribuíram para alavancar as metas da empresa.

Invista em capacitação: Capacite os colaboradores. Invista em palestras, workshops e cursos específicos para determinada área. Mostre para o funcionário a importância do conhecimento no enriquecimento do currículo e consequentemente visão de mundo, para a vida.

Clima organizacional: O bom relacionamento entre funcionários é fundamental para aumentar a produtividade. Invista em eventos que una diferentes setores da empresa, possibilitando a interação entre eles, por meio de um clima descontraído, fora do ambiente corporativo.

Polianna Lopes, diretora adjunta de Pessoas e Marketing na Microcity.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.