Universidade de Aachen desenvolve sistema para atender emergências cardíacas

0

A quarta edição do Concurso Anual de Ideias no CeBIT, realizado em 2014 pelo departamento de Relacionamento com Universidades da Software AG, anunciou como vencedora a Universidade RWTH de Aachen, na Alemanha, que desenvolveu um novo Sistema de Notificação Voluntária (VNS) que garante os primeiros socorros para uma vítima de parada cardíaca da forma mais rápida possível, por meio de um software baseado em rede, direcionando voluntários habilitados em primeiros socorros e leigos com formação médica básica para auxiliarem o paciente. A equipe de cientistas e estudantes da Universidade RWTH de Achen receberão o valor de €10,000 para dar continuidade ao desenvolvimento do projeto.

Parada cardíaca é uma das principais causas de morte na Europa, atingindo mais de 350 mil vítimas anualmente. Nenhuma outra ocorrência é tão dependente do tempo de resposta – por conta da probabilidade de dano cerebral permanente – que pode ocorrer apenas três minutos após o coração parar de bater. O sistema de notificação desenvolvido pelo IMA/ZLW & IFU, instituto pertencente à Universidade RWTH de Aachen busca aumentar a taxa de sobrevivência das vítimas. O objetivo é ampliar de forma significativa o número de casos de RCP (ressuscitação cardiopulmonar) realizados antes que a equipe de emergência chegue.

Como funciona?

Quando o número de emergência é acionado, os primeiros socorristas em potencial, com formação médica, localizados nas proximidades são notificados automaticamente via aplicativo móvel. O sistema não somente identifica os socorristas, como também mapeia o percurso mais rápido para localizar a vítima por meio de dispositivos móveis, garantindo que o atendimento seja iniciado o mais rápido possível – antes da chegada da equipe médica.

O sistema consiste em, essencialmente, três componentes tecnológicos:

Interface conectada a vários centros de atendimento de emergência, que direciona informações sobre casos de entrada e ligações urgentes para todos os socorristas registrados no VNS e, em seguida, realiza a seleção dos candidatos mais indicados;

Um sistema inteligente de tomada de decisão, que utiliza processos de inteligência artificial, identifica os primeiros socorristas mais adequados nas redondezas, mesmo que não haja dados disponíveis em tempo real;

Aplicação móvel que notifica os primeiros socorristas e os direcionada até a localização da vítima.

Além disso, voluntários registrados podem receber informações sobre outros treinamentos em sua área, com a comodidade de efetuar inscrições online.
Jesko Elsner, estudante de pós-graduação em Sistemas de Informação de Negócios em Gestão da Informação em Engenharia Mecânica da Universidade RWTH de Aachen é responsável pelo desenvolvimento da plataforma. "Depois exibir um protótipo de nosso sistema na Holanda, estamos praticamente prontos para nos apresentar na Bélgica. Estamos ansiosos para demonstrar nossa tecnologia juntamente com a Software AG na CeBIT 2015 e antecipar a essa expansão em outros países".

Jürgen Powik, diretor senior de Relações Universitárias da Software AG, comenta que "estamos convencidos do poder de inovação e benefícios proporcionados por este software salva-vidas. Mesmo que apenas uma pessoa seja salva por esta plataforma, todo o esforço terá valido a pena. Graças à escalabilidade de nossa tecnologia, a implementação global deste sistema tornou-se muito simples e pode poupar inúmeras vidas".

O sistema será exibido ao público no estande da Software AG na CeBIT, na Alemanha, entre os dias 16 a 20 de março próximo. A mostra do projeto destaca o uso das ofertas webMethods, Apama e Terrracota da Software AG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.