Humanização do atendimento

0

Quantas pessoas você conhece que gostam de falar com o atendimento eletrônico das empresas? E a principal reclamação é a de que não conseguem resolver a questão e sempre precisam finalizar o atendimento com um operador, certo? É por esta razão que a humanização da URA (Unidade de Resposta Automática) é uma aliada do atendimento eletrônico

As inovações tecnológicas mudaram a forma como as pessoas se relacionam entre si e com as empresas. Em um primeiro momento, o contato era apenas pessoal e depois passou a ser por telefone e agora a internet também está crescendo neste setor, o e-commerce é um bom exemplo disso. Mas independente do meio a ideia principal é mostrar e fazer com que o cliente sinta que por trás da máquina existe uma pessoa.

Por isso, seja por telefone ou chat on-line, o atendimento eletrônico engessado não agrada e até irrita os clientes, e a humanização da URA pode trazer diversos benefícios, não só na qualidade do atendimento, mas também reduzindo custos.

O cliente deve ter uma boa experiência no contato com o atendimento eletrônico, de forma que ele siga até solucionar a questão. Este contato precisa reter o consumidor. Por isso, é preciso minimizar a rejeição natural das pessoas de se comunicar com máquinas, melhorando a experiência e a satisfação do cliente no momento da interação.

Para que isso aconteça vários detalhes devem ser pensados, como a voz, a linguagem e até as frases que serão utilizadas. Esses são pontos principais, se a empresa errar aqui todo o trabalho se perdeu. Além disso, deve haver um diálogo inteligente, que possa antecipar o motivo da chamada ou ser proativo durante a interação entre o humano e o computador, garantindo agilidade.

O consumidor satisfeito com o atendimento eletrônico não sentirá necessidade de falar com um operador do contact center, o que resulta na diminuição de custos para as empresas. Isso porque haverá menor necessidade de agentes para o atendimento humano, o que diminuirá os custos com treinamento, por exemplo.

Vale lembrar também que nem sempre os agentes estão bem preparados para atender, já que a rotatividade no setor é grande, e isso também é negativo para a empresa. A humanização da URA soluciona todas estas questões.

Carlos Carlucci, country manager da Vocalcom Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.