Banco Volkswagen ganha maturidade em processos com uso de BSC e BI

0

Antes, uma reunião de estratégia do comitê executivo do Banco Volkswagen era apresentada através de planilhas de Excel. Além disso, os relatórios eram gerados em uma plataforma de BI que não suportava a integração com a gestão da estratégia, cenário que, consequentemente, limitava o monitoramento da performance. Para por fim a este entrave, o Banco decidiu trazer novos instrumentos de apoio e buscou um novo modelo de gestão analítica.

A escolha foi migrar para a plataforma SAP BusinessObjects (BO), além de sistematizar o processo do planejamento estratégico através da ferramenta SAP Strategy Management (SSM). O projeto, conduzido pela Sonda IT, foi desenvolvido em duas etapas.

A primeira, entregue em outubro passado, teve como finalidade a implantação da plataforma de BSC (Balanced Scorecard) através da ferramenta SAP Strategy Management (SSM). "Tínhamos uma carência maior em fazer o go-live da ferramenta estratégica, pois este ponto era mais crítico para a empresa", explica a supervisora executiva de planejamento estratégico e BI do Banco Volkswagen, Elaine Pederiva.

Com a ferramenta em uso, a companhia conseguiu avançar na maturidade do Balanced Scorecard, comunicando a toda a organização por meio de um mapa estratégico. "É muito importante a transparência que a plataforma nos dá, pois, como no passado controlávamos tudo por Excel, os arquivos eram pesados, o que impossibilitava a troca de informação entre as áreas, ficando restrita apenas à alta liderança", completa Elaine.

A organização, ainda segundo ela, não sabia o que estava acontecendo e isso não favorecia a execução da estratégia. "Hoje, a comunicação e o acesso às informações são os principais gargalos que a companhia vem sanando com o SSM e dashboard do mapa estratégico em produção. Todos os gestores têm acesso aos indicadores, projetos e metas estabelecidas. Com isso, podemos tomar decisões em tempo real para o crescimento do negócio", pontua a supervisora executiva.

A segunda etapa do projeto, que visa o go-live do SAP BusinessObjects (BO), acontecerá até o final de abril. "A Sonda IT demonstrou que sua expertise na implementação de ferramentas de BI é um diferencial de mercado. Já sabíamos desta qualidade, mas agora ela está comprovada", comemora Elaine, acrescentando que a satisfação rendeu a assinatura de um contrato de consultoria para a implementação de dashboards, com início em abril e vigor de um ano.

A operação brasileira do Banco Volkswagen tinha como objetivo apresentar o desempenho estratégico de forma visual e interativa, adequando o plano de comunicação corporativa e aprimorando os recursos analíticos com as novas plataformas. Essa tratativa, entretanto, somou à subsidiária a qualidade de ser pioneira na utilização de plataformas analíticas. As soluções SAP Strategy Management e SAP BusinessObjects atendem às demandas do Banco Volkswagen por integração de processos e ganho de eficiência. "Além de permitir à companhia uma gestão muito mais centralizada, econômica e simplificada da TI em geral", enfatiza Sandra Vaz, vice-presidente para Ecossistema e Canais da SAP para América Latina.

De acordo com a área de TI do Banco, o aumento da maturidade da organização nos processos de Balance Score Card e Business Intelligence exigiu ferramentas e serviços de tecnologia com maior flexibilidade e independência para a área de negocio, aumentando o grau de automação dos processos atuais. "O foco de TI na escolha da ferramenta foi garantir também que, além da aderência aos processos de TI, as premissas de segurança, integridade e confiabilidade na informação fossem atendidas sem afetar a performance e usabilidade, o que, de fato, vem se concretizando", explica Sandro Palmieri, gestor de unidade de TI do Banco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.