TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Kroton atualiza infraestrutura de TI para alavancar crescimento

Postado em: 12/12/2014, às 15:11 por Redação

Há cerca de um ano, já como uma das maiores organizações educacionais privadas do Brasil e às vésperas de efetivar a maior fusão de sua história com a Anhanguera Educacional, a Kroton detectou a necessidade de tornar sua infraestrutura de TI mais robusta e escalável para suportar a incorporação de milhares de alunos, o que demandaria novos processos nas áreas de finanças, contabilidade e compras no sistema de ERP, além dos sistemas de vestibular, matrícula, portais de alunos e professores e de Business Inteligence (Inteligência de Negócios).

Para garantir que a TI suportaria a base de mais de um milhão de alunos, a instituição demandava uma atualização que provesse melhoria do desempenho, estabilidade e confiabilidade ao parque tecnológico. Com base na relação já existente por experiências anteriores, a companhia aceitou a realização de uma Prova de Conceito (POC), no Centro de Operações da Service IT, com o Oracle Exadata Database Machine, dedicado aos testes de clientes, com uma configuração que refletia o cenário proposto pela consultoria para a Kroton.

"Esta etapa foi importante para conseguimos mensurar os ganhos reais que a solução traria e se esta suportaria a plenitude dos requerimentos definidos. Os fatores decisivos foram os ganhos de performance apresentados na POC, a robustez e escalabilidade da solução, a satisfação atestada pelos clientes da Service IT graças à sua vasta experiência em implantação de infraestrutura de banco de dados baseada em Exadata e, é claro, o custo-benefício do produto", relata o gerente de serviços de TI da Kroton, Adriano Denny.

Além da aquisição de um Oracle Exadata Database Machine X4-2 Half, com capacidade para suportar não só o atual ambiente da Kroton, como também a incorporação de todo o ambiente da Anhanguera, com garantia de preservação do investimento pelos próximos três anos, foram também contratados todos os serviços de configuração, testes, migração dos bancos de dados para o novo sistema e acompanhamento posterior.

O processo de implementação passou pela instalação física do equipamento pela Oracle no datacenter contratado pela Kroton, localizado em Alphaville. Posteriormente, o time técnico da Service IT realizou a configuração e migração dos dados, incluindo testes de conectividade e desempenho, proporcionando ao cliente a segurança necessária para a virada. "Estas etapas eram essenciais para garantir a estabilidade para a preparação e início das aulas do segundo semestre de 2014. O desafio foi a redução dos riscos inerentes a uma mudança desta envergadura a praticamente zero e a entrega do projeto em um curto espaço de tempo, de apenas nove meses", destaca o presidente da Service IT, Eduardo Gallo.

Além dos ganhos significativos de performance, o novo ambiente de TI está preparado para suportar a integração da Kroton e Anhanguera e o crescimento orgânico da companhia. "A área de tecnologia é fundamental para prover mais competitividade, em especial, na vertente tática, provendo sistemas e serviços aderentes às necessidades da instituição e uma infraestrutura estável para suportar o crescimento dos nossos negócios", pontua Denny.

Focada nesta premissa, a Kroton já tem em vista a expansão do projeto. "Com a fusão das empresas, passamos a ter dois Oracle Exadata Database Machine, pois a Anhanguera havia adquirido o primeiro da Service IT, um ano antes. Estamos planejando a integração destes equipamentos com o objetivo de reduzir o tempo necessário para a recuperação de desastre, diminuir significativamente a necessidade de janelas de manutenção do ambiente e aumentar a disponibilidade dos serviços", afirma.

Tags: , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top