Melhoria na eficiência operacional com o foco no cliente

0

As empresas de Telecom sempre tiveram um grande foco de investimento em infraestrutura para se estabelecer num país continental como o Brasil, mas agora a prioridade das operadoras é a melhoria de eficiência operacional com foco no cliente.

Com novas regras da Anatel em vigor, como cancelamento automático pelo consumidor e contestação de débitos suspendendo prazos de suspensão de serviço, o foco na infraestrutura passa a ser dividido com cliente como centro das atenções.

Na forte disputa no mercado por clientes, a informação passa a ser o maior capital das operadoras. Os clientes estão ficando cada vez mais exigentes e se acostumaram com a troca de operadoras, com isso a redução do churn e a fidelização do cliente, assim como a oportunidade de venda de novos produtos para esses clientes é a chave para aumentar a receita.

E aí começa a mudança, pois a oferta de novos serviços de dados, banda larga e TV fizeram com que as operações fossem criadas de forma independente e agora é o momento de consolidar essas estruturas.

A transformação da TI e seus processos, buscando a simplificação e unificação de sistemas, tem papel fundamental para que esses objetivos sejam alcançados. A convergência dos sistemas de billing e CRM são fundamentais para ter uma visão única do cliente, mas são projetos complexos e de médio prazo.

A saída imediata é melhorar a comunicação com o cliente. Para isso as empresas de Telecom precisam trazer para suas estruturas ferramentas que, além de serem flexíveis, permitam gerenciar todo o ciclo de comunicação com o cliente de forma integrada e não isolada como é feito hoje. Sabendo que o principal motivo de reclamação dos clientes está relacionado à cobrança (31% segundo dados da Anatel) esse deve ser o drive e onde o esforço para melhoria deve ser concentrado.

Gráfico artigo Telecom (Gustavo Candian da GMC)

 

 

 

 

 

 

 

 

(clique na imagem para ampliar) http://www.anatel.gov.br/consumidor/dados-e-rankings/reclamacoes-na-anatel#3-motivos

Analisando o processo de cobrança das operadoras podemos identificar que os principais problemas não estão na sua complexidade, já que os sistemas são eficazes e atendem a complexidade do setor, e sim na estrutura verticalizada, onde o cliente recebe diferentes faturas para serviços da mesma empresa, as informações extraídas dos sistemas de billing são tratadas por sistemas voltados para impressão e que não estão sob a mesma supervisão e lógica das operadoras.

A melhoria em relação à cobrança passa por uma melhoria operacional para trazer o controle das informações para a operadora, e o mais importante que é disponibilizar a informação para o cliente na hora que ele quer e da maneira que ele quer ver.

A mesma interatividade que o cliente busca quando adquire um plano de dados de telefonia, uma banda larga fixa ou uma assinatura de TV é o que as operadoras devem oferecer aos seus clientes. Assim como a busca por um único provedor de serviços visa não simplesmente a vantagem do custo por uma promoção e sim a simplificação para o cliente em lidar com um único provedor.

O que as operadoras precisam descobrir ainda é que existe uma maneira de conectar toda a infraestrutura e camada de tecnologia que cresceu para atender a demanda do setor ao cliente.

Já existe no mercado soluções viáveis que possibilitam às operadoras simplificarem essa camada de comunicação com o cliente, integrando as informações de diferentes sistemas de billing, CRM e autoatendimento, possibilitando que os projetos de médio prazo sejam executados com um menor impacto ao cliente. Desta forma, é possível utilizar tecnologia de ponta para atender a demanda do setor e oferecer aos clientes serviços com extrema qualidade e agilidade.

Gustavo Candian, gerente de Vendas da GMC Software Technology.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.