BNDES investe R$ 8,8 milhões no parque tecnológico para a economia criativa em Recife

0

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) participa nesta segunda-feira, 13, no Recife, da inauguração do Porto Mídia, parque tecnológico dedicado à economia criativa. O projeto é uma iniciativa do Porto Digital, polo tecnológico instalado desde 2000 no centro histórico da capital pernambucana, e foi implantado em edifício da primeira metade do século 19, restaurado, adaptado e equipado com apoio não reembolsável de R$ 8,8 milhões do BNDES.

Os recursos do Banco corresponderam a 60% do orçamento total da iniciativa, cuja proposta é aproveitar a expertise do Porto Digital em tecnologia da informação e da comunicação para impulsionar atividades da economia criativa, como games, design, audiovisual e música. Para a chefe do Departamento de Economia da Cultura do BNDES, Luciane Gorgulho, que representa o Banco na cerimônia, o projeto "é um dos mais emblemáticos da atuação do BNDES em economia da cultura, pois combina a preservação do patrimônio histórico com a dinamização das cadeias produtivas culturais, contribuindo ainda para uma equação de sustentabilidade financeira do monumento histórico".

Convento

O prédio histórico restaurado com recursos do BNDES, conhecido como Convento, integra um conjunto arquitetônico tombado há 19 anos pelo Iphan e abriga tanto os empreendimentos a serem incubados pelo Porto Mídia quantos estúdios e laboratórios para capacitar empreendedores e atender ao mercado produtor local. Ameaçada de desabamento antes da obra, a edificação teve a fachada restaurada e a parte interna reconstruída.

O imóvel conta com espaço para exposições, centro de formação e capacitação profissional, auditório para 80 pessoas, laboratórios de edição e pós-produção distribuídos em três pavimentos, que somam uma área de 1.500 metros quadrados. A sala de finalização é equipada com conjunto de projeção 4K, sistema de caixas acústicas de 5.1 canais e console de edição e mixagem de áudio Avid D-Control. O apoio contemplou ainda a adaptação de um prédio vizinho para instalação provisória do Porto Mídia, que foi transferido para o Convento após a conclusão do restauro.

Porto Digital

Com cerca de 150 empresas de TI, duas instituições de ensino, duas instituições de pesquisa, 20 empresas incubadas de base tecnológica, 14 empresas incubadas de economia criativa, oito empresas de serviços associados e quatro entidades empresariais de classe, o Porto Digital gera mais de 6,5 mil empregos diretos. O cluster ocupa 40 mil metros quadrados no Recife Antigo, onde estão outros importantes equipamentos da economia da cultura apoiados pelo BNDES, como o Paço do Frevo e o museu Cais do Sertão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.