Projeto da SAP acelera tratamento personalizado para pacientes de câncer

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A SAP acaba de anunciar a primeira implementação do projeto "Medical Insights" para integração de dados clínicos, um avanço no tratamento do câncer que visa melhorar significativamente os resultados na área da Saúde e, ao mesmo tempo, reduzir custos e aprimorar os efeitos em cada etapa do tratamento dos pacientes.

Com este projeto, a SAP tem como objetivo elevar a precisão dos diagnósticos de câncer e, em última análise, os resultados para os pacientes, permitindo acesso integrado às informações clínicas e analisando conjuntos de dados complexos em tempo real. Construído sobre a Plataforma SAP HANA (Plataforma SAP em-memória de alta performance) o projeto foi desenvolvido em parceria com o Centro Alemão para Doenças Tumorais (German National Center for Tumor Diseases – NCT) e está atualmente em uso para testes nas instalações em Heidelberg, na Alemanha.

"Toda a comunidade na área da Saúde reconhece a necessidade de simplificar e extrair dados para benefício de cada paciente", Sergio Shimazaki, diretor de Indústria e Engenharia de Valor da SAP Brasil. "Com o projeto "Medical Insights", estamos trabalhando para extrair o melhor da Plataforma SAP HANA para melhorar o tratamento desses pacientes. Não há dúvidas de que a análise de dados em tempo real facilitará o atendimento e trará melhores resultados em todo o sistema de saúde".

Cada caso de câncer é praticamente único. Há um imenso volume e variedade de informações processadas para oferecer cuidados para os pacientes que não responderam às terapias padrão, tais como análise de vários estudos com casos reais e estatísticos, e de longo prazo, que acompanham grupos de pessoas que têm ou não uma determinada condição. Atualmente, essas tarefas envolvem revisão, análise e consolidação manual de informações relevantes, tipicamente em planilhas. Este modelo causa atrasos significativos para pacientes à espera de cuidados dirigidos a tipos individuais de câncer.

"Agora somos capazes de extrair e analisar dados de várias fontes e apresentá-los aos médicos e pesquisadores permitindo novas ideias surpreendentes", disse o Prof. Dr. Christof von Kalle, diretor de oncologia transacional do NCT. "No futuro, gostaríamos de usar a Plataforma SAP HANA em cada passo do diagnóstico e da terapia, porque cada câncer é diferente e pode variar imensamente de um paciente para outro."

O projeto "Medical Insights" poderá usar um modelo genérico de dados de saúde e recursos semânticos para levantar dados de cada paciente em várias fontes diferentes, como sistemas de informações clínicas, registros de tumores, bancos de recursos biológicos e até documentos de texto, como anotações médicas. Em seguida, fará análises avançadas dos dados sobre a Plataforma SAP HANA e fornecerá resultados em tempo real.  Assim, ajudará a aumentar a eficiência de várias equipes médicas, dando aos médicos as informações atualizadas sobre seus pacientes e permitindo um diagnóstico mais preciso e mais rápido. Estudos comparativos e estatísticos de pacientes serão retratados para serem publicados e editados colaborativamente, exportados para uma análise mais aprofundada em outros sistemas ou comparados de acordo com diferentes métricas.

O "Medical Insights" também vai oferecer uma visão abrangente do histórico médico de cada paciente em um cronograma gráfico, facilitando o acesso às informações em qualquer nível de detalhe. Essa fonte única com fácil integração de todos os dados deve dar aos médicos um quadro completo, auxiliando a equipe a reduzir o risco de erros em diagnósticos e a concentrar os esforços nos melhores tratamentos. Para pacientes individuais, tudo isso significará uma pesquisa mais rápida e melhor tratamento personalizado.

"No atual cenário da Saúde, a análise de dados em tempo real é fundamental para a oferta de cuidados mais precisos e que produzam melhores resultados para os pacientes", disse. "A SAP HANA coloca a análise nas mãos dos profissionais de Saúde, pesquisadores e administradores quando necessário, ajudando a garantir que informações precisas e em tempo real sejam usadas para a tomada de decisões de atendimento mais acertadas".

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