TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Pesquisadores da FCAV/UNESP lançam aplicativo Sapeca

Postado em: 13/03/2018, às 00:27 por Redação

 

O Sistema de Avaliação de Perdas na Colheita do Amendoim – SAPECA é o mais novo aplicativo voltado para o agronegócio, desenvolvido especialmente para estimar a perda na colheita mecanizada do amendoim.

O APP tem como objetivo mostrar quanto que o produtor está perdendo no arranquio em kg por hectare e em sacos por alqueire, sendo essas perdas divididas em perdas visíveis (acima do solo) e perdas invisíveis (abaixo do solo).

Além de monitorar o arranquio, o produtor pode verificar a quantidade de perdas que o ocorre no recolhimento. A estimativa das perdas no arranquio está dividida em tipos de solo e em cultivares, sendo que o produtor deverá preencher os dados de acordo com o que está no campo.

O APP foi desenvolvido por pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Produção Vegetal), pertencentes ao Laboratório de Máquinas e Mecanização Agrícola – LAMMA, da FCAV/UNESP e já está disponível para download na Play Store em sua versão para Android.

De acordo com Rouverson Pereira da Silva, professor da FCAV/UNESP, que desenvolveu o APP em parceria com o doutorando Adão Felipe dos Santos e com o professor Cristiano Zerbato, a iniciativa surgiu da necessidade de fornecer aos produtores uma maneira rápida e eficaz de monitorar colheita de amendoim, buscando reduzir as perdas no arranquio e no recolhimento.

O professor destaca ainda a importância da difusão de tecnologia, apresentando os resultados de pesquisas realizadas pelas Universidades de maneira acessível ao produtor. "Esperamos, com este aplicativo, poder contribuir para a melhoria da eficiência da colheita. No entanto, temos a certeza de que um bom APP é aquele que está em constante aperfeiçoamento e, por isso, continuaremos nossas pesquisas no sentido de sempre aumentar a funcionalidade do SAPECA".

Para o doutorando Adão Felipe "o monitoramento das perdas é muito importante para que os produtores possam maximizar os seus lucros e, neste sentido, o SAPECA é uma ferramenta que visa facilitar o acompanhamento das perdas de uma forma simples".

Para a próxima safra, o APP deverá passar por atualizações e, segundo o professor Cristiano Zerbato, o aplicativo será lançado também em uma versão para iOS.

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top