Suzano Papel e Celulose elimina barreiras em busca da transformação digital

0

Aos 93 anos, a Suzano Papel e Celulose está no processo final de uma estratégia de mudança em sua cultura organizacional, que teve como base a transformação digital no fim de 2015.

Em um alinhamento estratégico entre o RH e o time de TI, foi realizada a reorganização física dos ambientes por meio do projeto "Juntos e Misturados", que derrubou barreiras físicas entre departamentos e funcionários, possibilitando ao colaborador escolher sua mesa ou trabalhar em um local externo.

O programa tem como objetivo eliminar lugares fixos, aproximar profissionais de diferentes departamentos e ampliar e diversificar grupos de trabalho e de amizades dentro da empresa. "É uma mudança cultural na companhia e está alinhada à nossa cultura, que preza a inovação, empreendedorismo, liderança e a colaboração", ressalta Thais Augusto Roma, do RH da Suzano Papel e Celulose.

"Mas para dar total mobilidade às equipes foi preciso eliminar os cabos de rede e implementar uma robusta estrutura WiFi, com políticas de acesso e total segurança no ambiente de TI", explica Wagner Barchi, coordenador de TI para Telecom e Segurança da Informação da Suzano.

A 1º fase do "Juntos e Misturados" ocorreu na sede administrativa da empresa, no fim de 2015, com a reforma e repaginação física dos ambientes. Em seguida, foi a vez das fábricas em Limeira (SP), Suzano (SP) e Mucuri (BA) se integrarem ao projeto, entre março e maio deste ano. No final do programa, estima-se que 1,5 mil colaboradores sejam beneficiados pelo novo espaço de trabalho e 3 mil dispositivos conectados na nova rede móvel da Suzano.

"O RH sempre trabalhou junto com a TI para identificar ações que pudessem agregar no desenvolvimento de nossos colaboradores, como, por exemplo, uma ferramenta que possibilita a troca de insights de maneira fluída e on time", conta Thais.

A responsável por implementar a transformação digital no "Juntos e Misturados" foi a integradora 2S Inovações Tecnológicas.

"Buscávamos um bom nível de suporte e as tecnologias Cisco estão anos-luz de distância de seus concorrentes. Por parte da 2S, a condução superou as expectativas, com um consultor sênior em cada unidade, suportando e respondendo de forma rápida e precisa. Também houve muito engajamento na parte técnica e no suporte, com uma excelente autenticação dos dispositivos", afirma Barchi.

De acordo com Thais, já é possível constatar os impactos desse projeto na produtividade e qualidade de vida dos colaboradores e também um maior engajamento.

Como a evolução dessa iniciativa, a Suzano planeja investir em tecnologias de videoconferência, ainda este semestre. "Será um dos grandes desafios para 2017, mas nossa rede já está preparada para a atualização", comenta o coordenador de TI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.