BPO na era do Cloud Computing

0

O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da capacidade de armazenamento e processamento de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet.

O serviço deve oferecer a possibilidade de acesso aos dados, de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados localmente. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet, daí a alusão à nuvem. Esse modelo de ambiente é mais viável do que o uso de unidades físicas que exigem manutenção e investimento constante em atualizações de hardware e software.

Já o Business Process Outsourcing (BPO) é a terceirização de processos de negócios de uma companhia, que normalmente não faz parte de seu core business e, por isso, a transfere para um terceiro especializado na atividade.

A excelência da terceirização completar-se-á unindo ambos, promovendo a concentração dos esforços da empresa no próprio negócio e consequentemente reduzindo os custos.

A terceirização de áreas operacionais não é novidade, os embriões foram as áreas de manutenção, limpeza e segurança e o grande sucesso alcançado serviu de inspiração para a ramificação desse tipo de demanda para diversas áreas, que logo atingiu o setor de TI das grandes corporações. Há alguns anos, em TI, nasceu o Cloud Computing e, agora, amadurecendo o modelo, oferece a inovação, tornando-se possível terceirizar toda a infraestrutura física em um modelo inovador, o qual procura atender cada cliente de maneira a se adequar a determinada característica especifica, englobando hardware e software e suas devidas atualizações.

Acompanhando o desenvolvimento tecnológico mundial, as empresas de TI vêm investindo nos últimos anos nesse conceito através de ofertas de BPO-Fiscal com o apoio da área de desenvolvimento de sistemas fiscais para aprimorar o atendimento da legislação fiscal brasileira, oferecendo facilidades com prazos e custos reconhecidos pelo setor.

Com dados validados e armazenado na nuvem é possível evitar gastos com estrutura de arquivamento, além de promover segurança, modernidade e expertise contábil em tempo real.

O BPO-Fiscal e a computação em nuvem são praticados com o uso de ferramentas que permitem a transferência de arquivos entre o cliente e a área de operação de BPO de forma prática, rápida e segura. Há também a validação de arquivos magnéticos que, utilizando o navegador de internet, permitem garantir a integridade das informações antes da efetiva entrega dos mesmos ao Fisco, evitando assim notificações futuras.

Helton Patrício, gerente de projetos da Sonda IT

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.